domingo, 31 de janeiro de 2016

Operação Pássaro Livre resgata cobra em Cruz das Almas


Ao nascer do dia a ambientalista Telma Lobão e a Policia Militar estiveram na Coplan em Cruz das Almas onde apreenderam em poder de um cidadão uma cobra e dois pássaros da fauna silvestre brasileira. 

A cobra conhecida na região como salamandra fez questão de vir no colo da ambientalista e junto com os outros animais foram devolvidos a Natureza numa APA. A mesma não era venenosa e já tinha mordido o próprio "dono" várias vezes. Manter animais silvestres em casa sem autorização do Ibama constitui crime.

Publicado originalmente em 28 de abril de 2012.

PESQUE PAGUE DO TERROR


Este é um dos lagos com água apodrecida dentro do pesque pague de Jaime Gomes, ex-secretario de meio ambiente da prefeitura de Cruz das Almas e pesquisador da Embrapa.

Vários pássaros tentavam beber da água sem conseguir, pois está apodrecida, represada por Jaime e a contem produtos químicos resultado dos banhos com estes produtos nos cavalos. Todos os lagos estão contaminados.

Além de focos de doenças para os animais e para a população, haviam vários caracóis mortos nas margens, inclusive a do esquistossomose.


Vários tanques armazenam água parada e estragada, com larvas de insetos, focos de doenças para a população no pesque pague de Gomes, ex-secretario de meio ambiente e pesquisador da Embrapa. A denuncia está no MP.


Entre, o lugar é publico e chama-se Pesque Pague no bairro Lauro Passos em Cruz das Almas Bahia, acesso pela Praça da Jurema e de propriedade de Jaime Gomes, pesquisador da Embrapa e ex-secretario de meio ambiente da Prefeitura.

Aqui você conhecerá o terror praticado contra seres indefesos e contra a Natureza, que levou a morte milhares de espécies e esperamos que o Inema cumpra seu papel e o MP faça descer a lei sobre o responsável por essa tragedia ambiental, jamais vista por mim em nenhuma outra parte do Brasil, nem o mais analfabeto dos homens seria capaz de atos tão covardes contra a natureza quanto os que foram praticados dentro desta propriedade.


E cachorro da foto era mantido amarrado 24 horas por dia sem água e nem comida como mostra a foto. Neste local no meio do mato, dentro dessas casinhas há muito lixo, sujeira e o chão é úmido.

Dentro do Pesque Pague em Cruz das Almas, de propriedade de Jaime Gomes, ex-secretario de meio ambiente da prefeitura municipal de Cruz das Almas e pesquisador da Embrapa. Por dias acompanhamos o sofrimento do animal, fotografando, segundo o empregado "O cachorro é muito feroz e morde todo mundo". Totalmente dócil e educado, apesar de tanto sofrimento, encaminhei denuncia ao MP e mesmo tendo conhecimento da denuncia não foi fornecido água ou nem comida ao animal, que parecia se alimentar dos ratos que apareciam a noite no local. 

Desconfiando que este animal pertencia a alguém que o amava e que deveria ser roubado, resgatei o cachorro e realmente o cachorro pertencia a um casal de funcionários da Embrapa, cuja mulher passava as noites em claro chorando por ele sem saber seu paradeiro. ao soltar o animal para ele andar ele foi para o Pesque Pague e lá foi mantido prisoneiro, mesmo sabendo o empregado do Pesque Pague que a dona o procurava.

Que crime ele cometeu para ser submetido a tanto sofrimento?

O cachorro morava numa mansão, pertence a gente que além de ter dinheiro para lhe dar o melhor, tinha amor por ele. a proprietária ao receber o animal me disse "ganhei meu presente de Natal, pedi tanto a Deus que ele voltasse antes do Natal!"

Todo teor da denuncia se encontra em poder do MP e eu peço aos leitores que continuem lendo as outras partes dessa história.


Conhecida como Pesque Pague, a área que abriga várias nascentes e é refugio de Fauna não pode ser loteada na ganancia dos Passos então foi vendida ao pesquisador da Embrapa e ex-secretario de meio ambiente da prefeitura municipal de Cruz das Almas Jaime Gomes, que segundo nos contou o loteador Batista por 16 mil reais: "Não conseguimos lotear mas vendemos!" me contou as gargalhadas. Eu deixei para dar as minhas quando souber que ele morreu e tá queimando no fogo do inferno...

Dezenas de arvores foram derrubadas aos gritos de "assassino" da população, que chegou a procurar o MP para denunciá-lo. A mata ciliar foi totalmente destruída, as nascentes represadas e se transformaram em lagos de água podre onde cavalos são banhados com produtos químicos, os animais não podem beber da água, e a população reclama da quantidade de muriçocas e mosquitos que elas produzem. Dezenas de caracóis inclusive o de esquistossomose foram encontrados mortos a beira de um dos lagos, morte causada pela contaminação da água.

Na foto o pássaro-preto e o cardeal foram encontrados presos nessas gaiolas dentro do Pesque Pague, essa casa é dentro do estabelecimento. A denuncia foi encaminhada ao MP de maus tratos a animais, guarda e aprisionamento de animais silvestres sem autorização, e são especies ameaçadas de extinção.

Em mais de 20 anos combatendo trafico de animais silvestres na Bahia, uma das operações mais chocantes foi feita na casa de um funcionário de Jaime Gomes, onde dezenas de pássaros foram apreendidos, em estado de podridão as gaiolas, sem água e comida sem saber o que era puleiro nem fezes, na ocasião em que o prendi com a PM e o entreguei a delegacia, ele afirmou para mim que os pássaros são de Jaime.

Quando combatia caçadores e que iam para o empreendimento matar os Molothrus badius que tentava preservar ele me chamou e me disse: "Cuide dos que tiver do lado de fora, os que tiver lá dentro são meus e pode deixar matar". É claro que não deixei.

Denunciei ele diversas vezes e em várias delas me ameaçou de morte, inclusive na frente de outras pessoas.


Queimada em área de APP, essa é uma pratica comum de Jaime Gomes, ex-secretario de meio ambiente de Cruz das Almas e pesquisador da Empraba, não só no Pesque Pague como também na parte da fazenda no vilarejo onde a alguns anos atrás tudo queimou e eu junto com um outro fazendeiro encontrou ele no mato com uma caixa de fosforo na mão pondo fogo na mata. Quando não pode desmatar ele põe fogo e acusa o povo. A denuncia foi encaminhada ao MP.

Publicado originalmente em 26 de dezembro de 2012.

sábado, 30 de janeiro de 2016

GAVIÃO


FOTO: TELMA LOBÃO AMBIENTALISTA, PROIBIDA REPRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO

O GAVIÃO É UMA AVE SILVESTRE DE GRANDE PORTE, QUE SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE BESOURO E PEQUENOS INSETOS E INVERTEBRADOS.

DÃO PREFERENCIA AO HABITAT ONDE HÁ EXISTÊNCIA DE ARVORES DE GRANDE PORTE, POIS PREFEREM LOCAIS ALTOS.

A DESTRUIÇÃO DE SEUS HABITATS NATURAIS FAZ A COMIDA DESAPARECER, ENTÃO PARA SE ALIMENTAR O GAVIÃO PASSA A CAPTURAR PÁSSAROS PARA COMER E ALIMENTAR SEUS FILHOTES.

QUANDO FALTA PÁSSAROS ELES ATACAM PINTOS DE GALINHAS, PATINHOS E SE ALIMENTA DELES.

A AMEAÇA A SUA SOBREVIVÊNCIA DEVE-SE A DESTRUIÇÃO DE SEUS HABITATS NATURAIS, QUE A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO LUTA PARA PRESERVAR E AS CAÇADAS, QUE FELIZMENTE É PRATICADA EM ÍNDICES BAIXÍSSIMOS DEPOIS DA LUTA DA AMBIENTALISTA PARA PROIBIR A VENDA DE ESPINGARDAS DE CAÇA, DAS OPERAÇÕES QUE A MESMA FEZ COM APOIO POLICIAL PARA APREENSÃO E PRISÃO DE CAÇADORES, E COM A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO.

POR ESTAREM SEMPRE NOS LOCAIS MAIS ALTOS NAS MATAS, OS GAVIÕES SÃO OS PRIMEIROS A DAR SINAL DE PERIGO AOS OUTROS ANIMAIS, QUADO NOTA A PRESENÇA DE HUMANOS NELA.

O GAVIÃO COSTUMA DEFENDER SEUS FILHOTES, ATACANDO INCLUSIVE SERES HUMANOS QUANDO ESSES TENTAM ROUBA-LOS.

OS BEM-TI-VIS COSTUMAM ENFRENTAR O GAVIÃO E COSTUMA FAZER ELE VOAR PARA BEM LONGE, VOANDO ATRÁS DELE E BICANDO SUA CABEÇA.

QUANDO ESTÃO COM FILHOTES OS PÁSSAROS DE OUTRAS ESPECIES, COMO AS URSINHAS COSTUMAM SE UNIR PARA ESPANTAR O GAVIÃO, INDO EM CIMA DELE TODOS DE UMA VEZ, O QUE O CONFUNDE E O FAZ VOAR SE AFASTANDO DO LOCAL.

Publicado originalmente em 12 de setembro de 2015.

A VERDADE SOBRE OS INCENDIOS NA CHAPADA DIAMANTINA


Anualmente a Chapada Diamantina na Bahia pega fogo no verão, milhares de animais, insetos e micro-organismos, assim como exemplares da flora morrem queimados, prejuízo inestimável para o meio-ambiente. para o estado as queimadas são naturais, devido ao calor e sol escaldante. 

Pergunto: Então porque o sertão da Bahia não pega fogo, já que é bem mais quente e a vegetação é seca? Será porque ninguém quer as terras do sertão para plantar ou criar gado?

Fogo na mata se apaga mais rapidamente com areia. o fogo se alimenta de oxigênio e sem oxigênio não há fogo. a areia sufoca o fogo. Se o maior dos analfabetos sabe disso, então porque o governo da Bahia finge apagar o fogo da chapada, gasta milhões para tal, e com a desculpa que tá apagando o fogo vai se alastrando e devastando a mata?

Publicado originalmente em 17 de janeiro de 2013.

TRAFICANTE VANDO DE MIRUCA É PRESO EM CRUZ DAS ALMAS/BA


CUMPRINDO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, EXPEDIDO PELA JUÍZA LUCIANA AMORIM A PEDIDO DA PROMOTORA MILENA DE MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE DENUNCIA DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO, A POLICIA MILITAR DE CRUZ DAS ALMAS/BA, 27 CIPM, ESTEVE NO ARMAZÉM LEAL, NA PRAÇA DO LAVRADOR, CENTRO, ONDE APREENDEU 27 PÁSSAROS SILVESTRES E PRENDEU O TRAFICANTE DE ANIMAIS SILVESTRES EVANGIVALDO PEREIRA LEAL, CONHECIDO COMO "VANDO DE MIRUCA". 

A PM TAMBÉM ESTEVE NA CASA DELE NA PRAÇA DO SOLDADO A PROCURA DE MAIS ANIMAIS SILVESTRES. CONHECIDÍSSIMO DAS POLICIAS POR TRAFICAR ANIMAIS, "VANDO DE MIRUCA" JÁ FOI PRESO PELA POLICIA FEDERAL, SAIU EM NÍVEL NACIONAL NA GLOBO OFERECENDO PROPINA A UM FUNCIONÁRIO DO IBAMA, FOI ALVO DE DUAS OPERAÇÕES DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO COM O IBAMA, DUAS OPERAÇÕES DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO COM A PM E AGORA FOI PRESO MAIS UMA VEZ. 

ELE TAMBÉM É ACUSADO PELOS MORADORES DO BAIRRO ONDE MORA DE SER O ENVENENADOR DE GATOS, SENDO QUE DEZENAS DE GATOS DE ESTIMAÇÃO TEM ENCONTRADO A MORTE NAS REDONDEZAS DE SUA RESIDENCIA POR ENVENENAMENTO DE CHUMBINHO. O MOTIVO SERIA PARA QUE, SEGUNDO RELATOS DE MORADORES, OS GATOS NÃO FOSSEM COMER OS PÁSSAROS. OS VIZINHOS E MORADORES DO BAIRRO DO TRAFICANTE CRIAM GATOS DE ESTIMAÇÃO TRANCADOS EM QUARTOS PARA NÃO SEREM ENVENENADOS, COMO É O CASO DE CONCE E OUTROS. 

SÃO DEZENAS DE DENUNCIAS RECEBIDAS CONTRA ESSE ELEMENTO ONDE A POPULAÇÃO O ACUSA DE SER O PRINCIPAL SUSPEITO DO ENVENENAMENTO DOS GATOS. QUANTO AOS PÁSSAROS, CIENTE DA IMPUNIDADE E DO PODER DO SEU DINHEIRO, "VANDO" OS PENDURAVA EM SEU ARMAZÉM A VISTA DE TODOS, DEIXANDO-OS POR DIAS SEM ÁGUA NEM COMIDA, A REVOLTA DA POPULAÇÃO ERA MUITA. 

OS ANIMAIS FORAM APRESENTADOS A DELEGACIA PELA PM JUNTO COM O CRIMINOSO E POR DETERMINAÇÃO DA JUÍZA TODOS FORAM SOLTOS EM ÁREA PRESERVADA LOGO EM SEGUIDA PELA PM.

A PM TAMBÉM SAIU PARA CUMPRIR UM SEGUNDO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO DE DOIS CÃES MANTIDOS NUM LOCAL A ERMO, PORÉM NÃO OS ENCONTROU MAIS NO LOCAL APENAS RESTOS DE COMIDA E FEZES, A SUSPEITA É DE OS ANIMAIS TENHAM MORRIDO DEVIDO AOS MAUS TRATOS A QUE ERAM SUBMETIDOS. 

COM RELAÇÃO AO TEXTO DO BLOG "FORTE NA NOTICIA" ONDE ATRIBUI AO TENENTE SUZART AS PALAVRAS DE QUE "A PM E A CIVIL VÃO CONTINUAR COMBATENDO TODO TIPO DE CRIME", VIMOS ESCLARECER QUE EM NENHUM MOMENTO A POLICIA CIVIL DE CRUZ DAS ALMAS NESSES MAIS DE 20 ANOS FEZ QUALQUER TIPO DE DEFESA OU DE OPERAÇÃO DE COMBATE A TRAFICO DE ANIMAIS SILVESTRES, NUNCA FEZ NADA EM DEFESA DOS ANIMAIS, FAUNA, FLORA E RECURSOS NATURAIS, SEMPRE PERSEGUIU A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO, TENTOU MATÁ-LA VARIAS VEZES, MONTOU VARIAS VEZES INQUÉRITOS FALSOS CONTRA A AMBIENTALISTA, REVERTENDO AS QUEIXAS DELA, TRANSFORMANDO OS AUTORES DE CRIMES AMBIENTAIS EM VITIMAS DE CALUNIA, DIFAMAÇÃO E AMEÇAS.

ALÉM DO QUE A POLICIA CIVIL DE CRUZ DAS ALMAS, POR DIVERSAS VEZES SE RECUSOU A REGISTRAR QUEIXAS DA POPULAÇÃO QUE TIVEREM SEUS ANIMAIS ASSASSINADOS, ESFAQUEADOS, SEM FALAR QUE A DELEGADA IVIA VIDAL TENTOU TOMAR OS MAIS DE 200 PÁSSAROS APREENDIDOS EM PODER DO TRAFICANTE NELSON DA PENSÃO DA MÃO DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO PARA DEVOLVER AO CRIMINOSO, TENDO DEVOLVIDO UM PAPAGAIO QUE CONSEGUIU TOMAR DA MÃO DA PM E ENTREGUE AO CRIMINOSO "PARA ELE NÃO FICAR DEPRIMIDO" INDO EM SEGUIDA BUSCAR POR ORDEM DO MP PARA ENTREGAR A ESTE, O INQUÉRITO CONTRA O TRAFICANTE NELSON DA PENSÃO "DESPARECEU DA DELEGACIA" E QUANDO DA SEGUNDA PRISÃO DE NELSON DA PENSÃO OS PÁSSAROS FORAM "DOADOS" PELA DELEGACIA E TIVERAM QUE SER DEVOLVIDOS A JUSTIÇA PARA SEREM SOLTOS POR ORDEM DA JUÍZA LUCIANA AMORIM, JÁ QUE A OPERAÇÃO QUE RESULTOU NA PRISÃO DO TRAFICANTE COM QUASE 100 ANIMAIS SILVESTRES FOI DE RESPONSABILIDADE DO MP E DA JUSTIÇA COM DENUNCIA DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO.

Publicado originalmente em 17 de janeiro de 2013.

IGREJA ADVENTISTA EMBARGADA EM CRUZ DAS ALMAS


A criminosa igreja adventista do pastor Paulo em Cruz das Almas/BA, que já estava no terceiro andar, está embargada pelo Inema, desde ontem, 11 de março de 2013. 

A igreja estava sendo construída numa área invadida, eles não tem titulo de posse da terra, numa área de APP, a menos de 15 metros da nascente, espalhou lixo fezes urina, pedaços de isopor, sacos com restos de cimento por toda área, inclusive em cima das arvores, derrubou mata ciliar, construiu uma fossa imensa em cima da nascente e deslocou a terra retirada da construção para a nascente e para o brejo, pondo em risco a sobrevivência de todas as espécies.

Apesar do pastor não possuir titulo de posse da terra, ou seja não ser o dono e sim ter invadido a área, a prefeitura do PT comandada pelo senhor Orlandinho deu através de uma mulher de nome Valdice que assina, uma licença e autorização para que a igreja fosse construída no local (licença 0054). 

A prefeitura atual através do sr. Paulo Morães que se encontra totalmente perdido dentro da secretaria de infra estrutura, ao invés de caçar a licença irregular deu apoio a construção, foi conivente, mesmo o MP tendo lhe dito que ele poderia embargar. 

A ambientalista Telma Lobão encaminhou denuncia ao Inema, que embargou a obra, sendo que o CREA/BA já está de posse de um Relatório Ambiental e também apresentará denuncia ao Inema e ao MP pedindo o embargo da obra que já se encontra embargada, assim como o MP já possui um inquérito aberto e o Ibama, cuja denuncia se encontra em poder do presidente do órgão e deve sambem embargar a construção.

Tomamos conhecimento de que o pastor Paulo não possui nenhuma formação acadêmica de pastor.

A igreja também roubava energia elétrica da Coelba, segundo a mesma o pastor Paulo já foi indiciado por roubo de energia, pois a energia utilizada em sua casa também é furtada da Coelba.

Na construção era possível ver pássaros silvestres pendurados presos em gaiolas.

Vender terra que não lhe pertence (sem o titulo de propriedade da terra), constitui crime de estelionato. Alvarás de construção só podem ser concedidos pela prefeitura com o titulo de propriedade de terra registrado no cartório local, o "recibo" de compra e venda de lotes não tem valor jurídico nenhum; qualquer um pode fornecer. A prefeitura pode responder criminalmente pela concessão de alvará sem o titulo de posse de terra, principalmente porque a concessão desse alvará causou sérios danos ao meio ambiente.

Publicado originalmente em 12 de março de 2013.

SIRI DE ÁGUA DOCE (HABITA OS PÂNTANOS OU BREJOS)


Publicado originalmente em 03 de fevereiro de 2013.

PESQUE PAGUE INTERDITADO EM CRUZ DAS ALMAS


O pesque pague de cruz das almas, de propriedade de Jaime Gomes, pesquisador da Embrapa, ex secretario de meio ambiente municipal, localizado no bairro Lauro Passos, está interditado pelo INEMA, além de que é alvo de ação no Ministério Público, assim como seu proprietário e as denuncias são da ambientalista Telma Lobão.

Ontem 25/01, durante a tarde ciente da impunidade e em mais um provável acesso de loucura Jaime Gomes mandou derrubar a Mata Atlantic de uma área vizinha ao matadouro, apesar da área estar embargada pelo MP. 

Para abrir loteamento, aparentando não estar em seu estado normal, (assim com o ex-prefeito Orlandinho que lhe deu o cargo de secretario de meio ambiente municipal) Jaime disse ter autorização de secretaria de meio ambiente, do MP, do INEMA, mas não apresentou nem foi buscar. 

O objetivo da ambientalista era prende-lo por supressão de vegetação de Mata Atlântica sem autorização dos órgãos competentes mas ele não voltou ao local do desmate. se preso ficaria a duvida se o local para onde o mesmo seria levado seria a delegacia ou uma casa de saúde para tratamento psiquiátrico. os moradores da fonte do doutor, que inclusive procuraram o MP pedindo providencias contra ele, o apelidaram de "assassino de arvores" e incendiário, por diversas vezes esse elemento colocou fogo nas matas quando não conseguia desmatar, e pedimos a população que ligue para a ambientalista 75 81165283 para denuncia-lo. 

Foto: Uma das nascentes do pesque pague represada sem autorização dos órgãos competentes, onde Jaime Gomes banha cavalos com produtos químicos e causou o apodrecimento da água, que tem matado centenas de animais e se tornou foco de doença para a população do município.

Escrito em 25 de janeiro de 2013.

JEGUE QUEIMADO NO SUBURBIO ESTÁ CURADO


Foto: G1

O JEGUE QUE FOI QUEIMADO NO SUBÚRBIO E RESGATADO PELA TV BAHIA ESTÁ COMPLETAMENTE CURADO. A EMISSORA ME LIGOU E SOLICITEI AO VETERINÁRIO MOACIR MORAES QUE ATENDESSE O ANIMAL, A EMISSORA PROVIDENCIOU O TRANSPORTE ATÉ A CLINICA DELE EM LAURO DE FREITAS, ONDE O ANIMAL FOI TRATADO COM CUSTOS PARA O VETERINÁRIO, POR MUITOS MESES, SEM MUITA ESPERANÇA DE RECUPERAÇÃO, E GRAÇAS A DEUS ELE CONSEGUIU, SE CUROU COMPLETAMENTE.

AGRADECIMENTO A DEUS QUE DEU FORÇAS AO JEGUE, A TV BAHIA, E AO VETERINÁRIO MOACIR MORAES.

Escrito em 22 de janeiro de 2013.

OPERAÇÃO PÁSSARO LIVRE APREENDE 220 PÁSSAROS SILVESTRES EM FEIRA DE SANTANA


Coordenada pela delegada Milena, titular da 1ª delegacia de Policia de Feira de Santana, com o apoio da Coordenador Ricardo Brito da 1ª Coordenadoria de Policia Civil de Feira de Santana e a participação dos policias civis da 1ª DP e da ambientalista Telma Lobão, a Operação Pássaro Livre esteve na Feira do Rolo em Feira de Santana, nesta segunda, 08 de abril as 08:30 da manhã.

Foram apreendidos 220 pássaros silvestres da Fauna brasileira ameaçados de extinção, entre eles pássaro-preto, cardeal, canário-da-terra, sanhaços, tico-tico, curió, papa-capim e outros presos em locais minúsculos, sem água e comida; uns sobre os outros, sendo que a maioria dentro de sacos plásticos. Duas pessoas foram presas e indiciadas.

Os animais foram soltos em habitat natural.

A Feira do Rolo funciona as segundas-feira, na ladeira atras do SAC e vende apenas três tipos de produtos: Pássaros silvestres, armas e drogas. A área é publica, e caberia a prefeitura determinar o que pode ou não ser vendido alí. Se a prefeitura acabar com a feira, certamente acabará com os três tráficos que ali funcionam: Armas, animais silvestres e drogas.

As maiores feiras de animais silvestres da Bahia eram Santo Estevão em 1º lugar, Geolandia em 2º, Feira de Santana em 3º. Em Santo Estevão a feira quase desapareceu, em Geolandia apenas 30 pássaros foram apreendidos no domingo, dia da feira, (todos devolvidos a natureza) e Feira de Santana passa então a ser a capital do trafico de animais silvestres na Bahia!



Escrito em 09 de abril de 2013.

PM DE CRUZ DAS ALMAS APREENDE MAIS DE 30 PÁSSAROS SILVESTRES EM GEOLANDIA


Policiais do Grupo Especializado Tático Móvel da 27 CIPM estiveram esta manhã na feira livre de Geolandia, no Recôncavo da Bahia, distante 146 km de Salvador, onde apreenderam mais de 30 pássaros silvestres sendo comercializados na feira livre local, entre eles dez pássaros-pretos, sete cardeais, nove canários-da-terra, papa-capim, tico-tico; entre outros e todos ameaçados de extinção. Os traficantes com a chegada da PM evadiram.

Geolandia que já abrigou a 2ª maior feira de animais silvestres da Bahia, perdendo apenas para Santo Estevão, surpreendeu com a quantidade pequena de animais, prova significativa de que o trafico de animais tem diminuído bastante no estado. Geolandia também é centro de captura e costumava receber compradores de animais de outros municípios, de Salvador e até de outros estados.

Todos os pássaros foram devolvidos a Natureza em área preservada pela por policiais do Tático Móvel junto com a ambientalista Telma Lobão.

Escrito em 07 de abril de 2013.

MP PROÍBE BENZOATO DE EMAMECTINA NA BAHIA

O Benzoato de Emamectina, um dos inseticidas mais perigosos do mundo para a fauna silvestre e marinha, com efeitos irreversíveis no ser humano, está proibido de ser utilizado em Barreiras, na Bahia, onde o veneno seria aplicado pra combater a lagarta Helicoverpa.

A ação movida pelo Ministério Publico de Barreiras, Promotor Eduardo Bittencourt, Promotor de Meio Ambiente, conseguiu não só a proibição da utilização do produto como também a apreensão de toneladas do mesmo, comprada pela associação dos agricultores irrigados. O Ministério Publico conseguiu ainda o apoio do INEMA e SESAB, que se pronunciaram contrários a utilização do mesmo. 

O Secretario de Agricultura do estado da Bahia, Salles, foi indiciado na ação do MP por ter autorizado a utilização do produto, se diz ameaçado de prisão pelo MP e sem nenhum compromisso com o meio ambiente nem com a população, tenta levar panico ao campo e aos agricultores.

Salles será, segundo informação recebida, candidato a deputado nas próximas eleições com apoio dos agricultores. Irônico, não?

Saiba mais sobre o Benzoato de Emamectina:

O Benzoato de Emamectina, um pesticida produzido na China, altamente perigoso pois tem ação paralisante, foi liberado pelo Ministério da Agricultura a sua entrada no Brasil para ser aplicado na Bahia, na cultura de soja e do algodão. 

O pesticida já foi utilizado por fazendeiros americanos para matar milhares de pássaros silvestres, cujo rebanho atacaram suas plantações de grãos a alguns anos atrás. O pesticida causa paralisação dos nervos, e após a aplicação os pássaros caem e permanecem no solo da mesma maneira que caiu, impossibilitados de se mexer ou se locomover, conseguem apenas mover os olhos e podem permanecer nesse estado sem conseguir se alimentar até por uma semana quando então cheguem a óbito. 

O efeito paralisante do pesticida é irreversível. As consequências do pesticida sobre animais aquáticos também é devastadora, mesmo a longo tempo ele permanece na água. O Benzoato de Emamectina também é absorvido pelas partículas do solo e ocupa os primeiros 10 cm de solo, conhecida como a camada viva do solo, e mata todos os micro-organismos. Por não ser um pesticida seletivo ele mata todas as especies de insetos, incluindo pequenos mamíferos. Em humanos o Benzoato de Emamectina causa paralisação dos nervos cerebrais a médio e longo prazo.

Escrito originalmente em 25 de junho de 2013.

TELMA LOBÃO PEDE AO MP FIM DO SACRIFICIO DE ANIMAIS EM RITUAIS RELIGIOSOS


CÓPIA DA DENUNCIA AO MP: ENTREGUE EM 05/10/2011

Ministério Público do Estado da Bahia

2ª Promotoria de Meio Ambiente Promotor Heron Godilho

assunto: representação ao MP contra sacrifício de animais em rituais religiosos

Eu, Telma Lobão, ambientalista, brasileira, maior, residente e domiciliada a rua da Gurgália 43, Cruz das Almas/BA, apresento denuncia ao Ministério Público contra o sacrifício de animais em rituais religiosos, para que tome as medidas que achar cabíveis considerando que:

- os animais tem os olhos vazados, os membros mutilados, animais menores vivos são costurados dentro de animais maiores,

- os animais tem o focinho costurado, a boca cheia de nomes de desafetos, - os animais tem o ventre aberto, o coração retirado, as galinhas tem o pescoço rasgado, estando ainda vivos,

- os animais utilizados são pombos, galos, galinhas, cabras, bodes, carneiros, sapos, etc,

- na Holanda, Suécia, Noruega, Áustria, Estônia e Suíça, o sacrifício de animais em rituais religiosos é proibido,

- a inconstitucionalidade de morte de animais em rituais religiosos só pode ser sustentada quando se reconhece que a liberdade religiosa não inclui a tortura ou matança desses seres,

- a imolação de animais agride a Carta Magna porque o direito do ente em permanecer vivo, de ter sua integridade física a salvo supera a preocupação do direito a religião,

- a defesa da possibilidade de sacrificar em nome da liberdade religiosa é um posicionamento especista e discriminatório, como o racismo, já que a discriminação especista supõe que um individuo não tem importância porque pertence a uma determinada espécie,

- considerando que os animais não vivem em função do homem mas tem vida própria,

- considerando que preservar a vida, a liberdade e a integridade física desses seres são próprios à religiosidade,

- a ilicitude do sacrifício de animais em rituais religiosos é conduta penal prevista no artigo 32 da Lei federal 9.605.

Salvador, 05 de outubro de 2011

Telma Lobão ambientalista

8/11/2011 MATÉRIA DO JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO

Na Bahia, ambientalista tenta acabar com feira de animais

GRACILIANO ROCHA DE SALVADOR

Bodes e aves estão no centro de uma disputa entre defensores dos direitos dos animais e fornecedores de bichos para cultos afro-brasileiros em Salvador. A ambientalista Telma Lobão tenta obter na Justiça a proibição da venda de seres vivos na feira de São Joaquim, um mercado de 34 mil metros quadrados que é o mais tradicional ponto de comércio de animais para o candomblé na capital baiana.

Feira de São Joaquim, em Salvador, onde terreiros de candomblé se abastecem O uso de animais como oferendas aos orixás (divindades do candomblé) está incorporado à vida cultural local desde o Brasil colônia, quando Salvador era a capital do país e o principal porto de chegada dos escravos. A polêmica na feira de São Joaquim ferve desde agosto, quando a ambientalista mobilizou a polícia para vistoriar o local. 

Lobão alega que o comércio de bodes, galinhas e pombos fere a Lei de Crimes Ambientais e uma lei municipal que proíbe a venda de animais vivos onde existam restaurantes. "Havia animais silvestres que foram apreendidos. Os domésticos [usados no candomblé] são mantidos sem água, sem comida, amontoados. Não somos contra o candomblé, mas condenamos completamente essa crueldade na feira", diz ela. Telma defende que o próprio sacrifício seja banido. "Dizem que são manifestações culturais, mas isso é tão cultural quanto soltar balão." 

O presidente do Sindicato dos Feirantes de Salvador, Marcílio Dias, admite que as condições de alojamento dos animais precisam mudar, porque a feira de São Joaquim é de 1964, anterior às atuais exigências sanitárias. "O setor dos animais será o primeiro da revitalização da feira [prevista para 2012]. Mas há exagero dessa ambientalista, que queria apreender até galinhas e pombos, que não são animais silvestres." 

O babalorixá (sacerdote) Balbino Daniel, do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, fundado há 44 anos, diz que a pressão dos ambientalistas esconde preconceito. "Os bodes, os galos, os carneiros e os pombos são sagrados com folhas, enfeites, axé [energia de cada orixá]. O sacrifício, todo mundo come", diz. 

O antropólogo Vilson Caetano de Sousa Júnior, estudioso da alimentação nas religiões afro-brasileiras, explica que, no sacrifício, somente as vísceras e extremidades são oferecidas à divindade, enquanto a carne é consumida pelos adeptos. "Os animais morrem com mais dignidade nos terreiros do que aqueles que estão no açougue. No candomblé, eles têm de estar em perfeito estado para serem oferecidos." Um estudo da Universidade Federal da Bahia mapeou 1.408 terreiros na cidade, em 2007

Escrito em 30 de abril de 2013.

POLICIA CIVIL APREENDE ARMAS DE CAÇA EM CONCEIÇÃO DA FEIRA


Na localidade de Pindobeira, distrito de Conceição da Feira, a 120 km de Salvador, cinco espingardas de caça, munição, apito para atrair pássaros e cinco pássaros silvestres ameaçados de extinção em condições de maus tratos foram aprendidos na manhã de hoje, 11 pelo delegado da 1ª Coorpin e do município Gustavo Coutinho, juntamente com policiais civis e a ambientalista Telma Lobão, no sitio de Raimundo Bezerra Tavares, o “Rampiro”, de 52 anos, que não foi encontrado, mas terá que prestar esclarecimentos amanhã na delegacia local. 

A denuncia anônima era de que “Rampiro” costumava organizar caçadas com os filhos e amigos duas vezes por semana, por esporte. A mulher do mesmo que se encontrava no sitio confirmou as denuncias, alegando que ela e as filhas menores eram quem depenava e tratava os pássaros e demais animais como coelhos, preás, tatus, cobras e outros animais. O mesmo vai responder por porte ilegal de armas e crime ambiental de aprisionamento de animais ameaçados de extinção, maus tratos, e caça, através das leis federais 9.605 e 5.197.

MAIS DENUNCIAS:

ontem a noite mais denuncias nos chegou de fazendeiros contra o "RAMPIRO": ele envenenou mais de 50 raposas com chumbinho alegando que as raposas faziam mal ao faro dos cães de caça dele, pondo chumbinho em comida para elas pelas fazendas afora onde invadia para caçar.

O criminoso é empregado da fazenda do dono do Hospital Aliança de Salvador, trabalhando lá a mais de 20 anos. A fazenda foi comprada há dois anos pelo médico que manteve 'Rampiro" lá.

REVOLTANTE!

Escrito em 11 de abril de 2013.

CRUZ DAS ALMAS: ATROCIDADES


Após propor parceria nas causas ambientais a ambientalista Telma Lobão e a municipalidade se propôs a cercar a área de preservação em frente a sua chácara, a prefeitura municipal de Cruz das Almas mandou derrubar varias arvores na mesma, "a pedido do povo". Na foto o esgoto do povo que não incomodou a prefeitura e nem o povo.

Pela manhã um elemento conhecido como Rito começou a cortar arvores e após reclamar ele ameaçou a ambientalista de morte. O cabo da foice quebrou e ele cortou uma arvore só pra fazer de cabo, a tarde a prefeitura municipal mandou o elemento cortar mais arvores dentro da área de APP que se prontificaram a cercar, inclusive na porta da ambientalista, ao reclamar o mesmo elemento falou um monte de obscenidades que não serão postas aqui, gravadas algumas.

Chamada a PM e o elemento foi pra delegacia, tendo a ambientalista registrado queixa e deparado com duas pessoas que já tinham sido vitimas dele, quando então a prefeitura alegou ser ele louco e usuário de drogas. e mesmo assim a prefeitura o contratou, deu-lhe um facão e uma foice. Talvez o objetivo fosse outro. Fosse que esse elemento sendo louco a matasse, e não seria punido a prefeitura estando de bem com Telma não seria suspeita.

Nenhum interesse tem esta prefeitura nas questões ambientais. Com vários comandantes que incluem secretários e vereadores, a desordem na prefeitura é total.

NEPOTISMO:

O vice prefeito é irmão do presidente da Câmara.

A secretaria de educação é mulher do presidente da Câmara

O secretario de serviços públicos é cunhado do presidente da Câmara de vereadores.

E assim vai, mais parentes e parentes, que incluem filhas, sobrinhas e o Ministério Publico recebe hoje a denuncia de nepotismo.

A cidade de Cruz das Almas é um lixão a céu aberto, lixo espalhado por todos os lados jogados pelo povo que é porco e pela prefeitura que só pega o que quer. A feira livre é a maior imundície do estado da Bahia, empata com a de Conceição da Feira.

A guarda municipal e de transito não serve pra nada a não ser passear na feira e multar os carros.

Dezenas de arvores foram cortadas na cidade por conta do São João para que a ridícula ornamentação fosse vista pelo povo.

Publicado originalmente em 05 de agosto de 2013.

FORA VIA BAHIA BR 324 E 116 DA BAHIA


O único objetivo da VIA BAHIA que administra a BR 324 e trecho da BR 116 parece ser ganhar o dinheiro dos baianos já que a administração das duas BRs é catastrófica.

Sem nenhum interesse nas questões ambientais do nosso estado e lavando as mãos para o que acontece nas estradas, temos trafico de animais silvestres expostos nas BRs, onde traficantes passam nos pedágios carregando gaiolas de pássaros silvestres expostos e não são questionados, como já presenciei e também já presenciei pássaros silvestres oferecidos a venda e expostos em barracas a beira da BR 324 sem que a mesma tome qualquer tipo de providencia que seria acionar os órgãos competentes.

Em Santa Barbara a feira e animais silvestres está na beira da pista, o desmatamento também na beira da rodovias é frequente, é comum ver também caminhões transportando madeira suspeita abertamente, assim como transporte de animais amarrados e deitados, sem que haja qualquer providencia da famigerada VIA BAHIA.

Procurei o órgão ao tomar conhecimento que eles tinham um setor ambiental (pra que eu não sei) e uma pessoa com formação ambiental chamada Gislene. entramos em contato, por telefone, enviamos o e-mail baixo pra a Gislene que ficou de passar para o presidente e sequer se dignou a nos dar uma resposta mostrando que o único objetivo da VIA BAHIA na Bahia é cobrar altos pedágios e pronto! 

"Oi, te envio cópia de um Fôlder que fiz e foi distribuído ... Gostaria que a Via Bahia aproveitasse as leis e fizesse seu próprio Fôlder. Gostaria que a Via Bahia ao presenciar animais silvestres nas estradas acionasse a PRF com os dados do infrator e do veiculo. Gostaria que a Via Bahia entrasse conosco num Projeto de Produção de Mudas Mata Atlântica para reflorestamento de áreas degradadas, principalmente APP. Onde essas mudas seriam doadas. O custo para tal é minimo, uma área pequena, as margens da própria BR, tela que custa baratinho, saco pras mudas também é barato, terra vegetal pode ser encontrada em vários locais e sementes são grátis podem ser doadas e recolhidas nas matas. Se quiserem fazer sozinhos tudo bem, se quiserem fazer comigo a gente pode ter o apoio do INEMA.

Escrito originalmente em 07 de agosto de 2013.

GATA SOBREVIVE 20 DIAS SEM AGUA NEM COMIDA


A GATA DA FOTO ESTAVA DESAPARECIDA DESDE O DIA 26 DE NOVEMBRO, MORAVA NUM BAR VIZINHO A UM COLÉGIO MUNICIPAL NA BAHIA JUNTO COM OUTRO GATO BRANCO SEU NAMORADO E O DONO.

HOJE, 14 DE DEZEMBRO AO ENTREGAR A RAÇÃO QUE DOA PARA O GATO NO BAR A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO ESCUTOU MIADOS FRACOS QUE VINHA DE DENTRO DE UM COLÉGIO VIZINHO AO BAR. O HOMEM ALEGOU QUE POR MUITOS DIAS VINHA OUVINDO ESSES MIADOS. MAS NEM ASSIM SE PREOCUPOU EM SABER SE ERA A GATA OU OUTRO GATO QUE PRECISAVA DE AJUDA.

A AMBIENTALISTA FOI ATÉ O COLÉGIO E VERIFICOU QUE NUMA SALA ABANDONADA DENTRO DO COLÉGIO A GATA ESTAVA PRESA. A SALA ERA ESCURA, HAVIA UMA ABERTURA NO FORRO, DIFÍCIL PRECISAR POR ONDE A GATA ENTROU MAIS NÃO HAVIA CHANCES DELA SAIR DE LÁ. COM A AJUDA DA DIRETORA DO COLÉGIO A PORTA FOI ABERTA E A GATA RESTADA. A FOTO MOSTRA A EXPRESSÃO DA GATA AO VER NOVAMENTE O SOL.

AO SER LEVADA PRA CASA FOI RECEBIDA COM FESTA PELO OUTRO GATO QUE SE RECUSAVA A COMER E CHORAVA O TEMPO TODO EM QUE ESTEVE DESAPARECIDA.

A GATA COMEU MEIO QUILO DE RAÇÃO E POR UMA HORA BEBEU ÁGUA AOS POUCOS, SEM PARAR. SEU CORPO ESTAVA MUITO FRIO, MAS ELA ESTÁ BEM DE SAÚDE.

UM VERDADEIRO MILAGRE. DURANTE TODO O TEMPO EM QUE ESTEVE DESAPARECIDA A AMBIENTALISTA NÃO DEIXOU DE REZAR PELA GATA UM SÓ DIA. SUAS PRECES FORAM ATENDIDAS.

Escrito originalmente em 14 de dezembro de 2013.

PASSAROS PEQUENOS CORREM MENOS RISCOS


Todos os pássaros pequenos, ou de pequeno porte, tem uma vida mais longa e mais segura em relação aos demais pássaros. Isso porque passam despercebidos a predadores que sempre dão preferencia por pássaros maiores, abrigam-se embaixo de uma unica folha na maioria das vezes, necessitam de pouca quantidade de água e alimento para sobreviver. 

Pássaros silvestres não agridem outros pássaros, quando filhotes, como o da foto, todos os pássaros costumam correr atrás de outros, como também bicar outros pássaros, que não costumam revidar, por saber serem filhotes. As pessoas, incluindo os "cientistas" costumam se aproveitar desse comportamento brincalhão dos filhotes para afirmar que pássaros brigam com outros pássaros. 

Na escolha dos ninhos os pássaros pequenos também levam vantagem. Seus ninhos ficam mais escondidos por serem menores, chamam menos atenção. Até mesmo no voar os pássaros pequenos chamam menos atenção, e algumas vezes quando aprisionados muitos deles conseguem escapar.

O MAIOR PERIGO A EXISTÊNCIA DOS PÁSSAROS PEQUENOS E A SUA SOBREVIVÊNCIA, COMO TAMBÉM AS DAS DEMAIS ESPECIES É O HOMEM. 

Publicado originalmente em 04 de novembro de 2013.

MAUS TRATOS A CÃES EM CRUZ DAS ALMAS


DOIS CÃES DA RAÇA PITBULL ESTAVAM SENDO MANTIDOS NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM, SOB CHUVA E SOL, COM COMIDA E ÁGUA ESTRADA EM MEIO A URINA E FEZES NO POSTO DE COMBUSTÍVEL DE PAULO AÉCIO, NA AV. GETÚLIO VARGAS, CONHECIDO COMO POSTO KUNG FU.

OS ANIMAIS PERTENCEM A UM TAL ZÉ QUE MANTEM NO LOCAL UMA BANCA DE FRUTAS DE MELANCIA E OUTROS, E SÃO DEIXADOS LÁ SEGUNDO O DONO DO POSTO PAULO AÉCIO PARA VIGIAR A BARRACA E O POSTO. SEGUNDO PAULO, CACHORRO FOI FEITO PARA VIGIAR E PARA SER USADO COMO GUARDA.

A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO ESTEVE HOJE NO LOCAL COM A POLICIA MILITAR COM O OBJETIVO DE PRENDER OS DONOS DOS ANIMAIS POR MAUS TRATOS, MAS O MESMO NÃO FOI ENCONTRADO. O RESPONSÁVEL PELO POSTO PAULO AÉCIO FOI AMEAÇADO PELA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO DE SER DENUNCIADO NO MINISTÉRIO PUBLICO POR CONIVÊNCIA COM O CRIME AMBIENTAL E ACEITOU FAZER UM ACORDO PARA QUE OS ANIMAIS FOSSEM MANTIDOS SOLTOS NA ÁREA DE TRAZ ONDE EXISTE A GRADE. CASO O ACORDO NÃO SEJA CUMPRIDO NÃO SÓ O DONO DOS CÃES SERÁ DENUNCIADO NO MP COMO TAMBÉM O DONO DO POSTO.

A PREFEITURA MUNICIPAL FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR DA AÇÃO MAS SE RECUSOU POIS O DONO DO POSTO SERIA ELEITOR DELES.

O MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS POSSUI UM CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFRB, E APESAR DE VEREM O ESTADO DOS ANIMAIS NENHUM ALUNO OU PROFESSOR SE COMOVEU COM O SOFRIMENTO DESSES ANIMAIS APESAR DE VÊ-LOS NESSE ESTADO TODO OS DIAS.

CONCLUSÃO: HOJE O DONO DAS BARRACAS DE FRUTAS MUDOU DE LOCAL E VIROU PROTETOR DE ANIMAIS, ALIMENTANDO INCLUSIVE CÃES DE RUA

Publicado originalmente em 11 de setembro de 2013.

ELEMENTO MONITORA CASA DE AMBIENTALISTA NA BAHIA


O elemento da foto foi flagrado por câmeras de segurança vigiando a frente da chácara da ambientalista Telma Lobão na Bahia, onde permaneceu por quase uma hora no dia 07 de fevereiro, por volta do meio dia; parado de costas e monitorando a entrada através do retrovisor como mostra a foto.

O objetivo não se sabe, mas suspeita-se ser mandado por um marginal conhecido como "Roque da Delegacia", responsável pelo sequestro da ambientalista em 2006 e por diversos outros crimes. Essa não é a primeira vez que o marginal Roque manda monitorar a entrada da chácara da ambientalista.

O nome do elemento é JOSÉ NILTON DE JESUS BATISTA, morador da Rua C, bairro Coplan em Cruz das Almas. o carro que ele utilizou foi um Fiat Palio com a placa NTE-2786, Cruz das Almas, cor vermelha.

A Policia Militar foi chamada mas ele evadiu ao notar que a ambientalista saia e percebeu estar sendo vigiada.

O caso foi entregue a Policia Federal, já que o marginal Roque faz parte da banda podre da policia civil do estado da Bahia e costuma fazer "favores" para autoridades, daí estar sempre impune.

Publicado originalmente em 23 de fevereiro de 2014.

INEMA É CASO DE POLICIA NA BAHIA


O INEMA é um órgão ambiental do governo do estado da Bahia, que lesa o meio ambiente, a fauna, a fauna e os recursos naturais.

O Ministério Público do Estado da Bahia deveria pedir a quebra do sigilo bancário de todas as pessoas citadas neste artigo e que fazem parte do INEMA.

Comando por uma senhora Márcia que nada entende de meio ambiente e que vive em reuniões diárias e constantes com o secretario de meio ambiente do estado da Bahia (cidadão que ninguém ouve falar assim como sua secretaria), o INEMA tem na sua coordenadoria de fiscalização uma senhora altamente incompetente, e descomprometida com a causa ambiental chamada Lucia, assim como o outro coordenador Marcos.

A função do INEMA seria fiscalizar e punir os crimes ambientais. mas, ao contrario, movidos por interesses escusos na calada da noite ou em portas fechadas, o INEMA tem sido conivente com todos os crimes praticados no estado da Bahia contra o meio ambiente.

A foto acima é da Fazenda Bonsucesso, no Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas e propriedade do elemento de vulgo Dólar, dono de um forró de quinta categoria na região conhecido como Forró do Bosta".

A fazenda teve sua vegetação de Mata Atlântica suprimida, mata ciliar derrubada, nascentes aterradas, rios aterrados com o apoio do INEMA (diretora Márcia, coordenadores Lucia, Marcos, e do fiscal que esqueci o nome) e do Ministério Publico na pessoa da promotora Milena que já foi transferida para Feira de Santana.

Depois dos ataques da ambientalista Telma Lobão ao órgão acusando o mesmo de conivência com o crime ambiental, numa sexta-feira pela manhã bem cedo, o sr. Marcos, coordenador do INEMA mandou um fiscal para a fazenda. esse fiscal, que esqueci o nome, não é fiscal do INEMA é uma pessoa contratada através do REDA (sistema politico que contrata discípulos de políticos na Bahia e finge fazer concurso). 

Esse tal fiscal foi secretario do ex-prefeito Jean de Cruz das Almas que tem interesse no desmatamento da fazenda, onde pretende construir a nova prefeitura. pois bem, esse fiscal veio na calada da noite, as oito da manhã já tinha ido embora, sozinho, o sr. Marcos mandou ceder um carro do INEMA que ele viesse e fosse visitar a família também que mora em Cruz das Almas, ficando o carro do deles a disposição do cidadão durante todo o final de semana enquanto ele visitava a família.

No seu relatório o elemento postou que "não viu nada de anormal no desmatamento!"

Ao olhar a foto você verificará o desmatamento da mata ciliar que protegia a nascente o aterramento do rio e o aterramento da nascente, além da derrubada da Mata Atlântica não só nessa mas em dezenas de outras fotos. constituindo crime ambiental com cadeia de acordo com a lei 4771.

Márcia se recusou a atender telefone para dar uma explicação, o Marcos também mas a Lucia atendeu a ligação da ambientalista Telma Lobão de forma grosseira e vulgar como é do seu caráter: "O que é que você quer? fale logo!" A ambientalista Telma Lobão respondeu: "Primeiro que você tenha educação, pois eu não sou da sua marca nem tenho seu caráter, depois eu quero uma explicação para as falcatruas que vocês andaram fazendo para não ver os crimes cometidos na Fazenda Bonsucesso!" a resposta que a Lucia deu a ambientalista não pode ser publicada aqui.

Este é apenas um dos milhares de casos envolvendo o INEMA.

Publicado originalmente em 18 de fevereiro de 2014.

PROMOTORA APOIA DESMATAMENTO NA BAHIA


A foto foi tirada ontem na Fazenda Bonsucesso, situada em Cruz das Almas, a maior fazenda do Recôncavo da Bahia e uma das maiores do estado, onde apoiado pela promotora Milena que responde pela Meio Ambiente, o proprietário Antonio Ribeiro, vulgo "Dólar do Forró do Bosque" derrubou Mata Atlântica, aterrou nascentes, rios, matou milhares de animais silvestres.

Antes desse fato a promotora recebeu varias denuncias contra o fazendeiro por queimar e desmatar Mata Atlântica e matar animais, 360 fotos desses crimes  e nada fez. Em conversa telefônica com a ambientalista Telma Lobão recentemente que gravou a ligação, a promotora disse nada poder fazer contra o desmatamento atual pois "já está tudo legalizado, o Ministério Publico de Salvador deu autorização, o Inema deu autorização, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas deu autorização".

A promotora Milena mentiu e essa não foi a primeira vez. O Ministério Publico de Salvador não tem poder para autorizar desmate, a Prefeitura Municipal não faz parte do GAC, portanto não tem poder para dar autorização para desmate, e o Inema não tinha conhecimento do desmatamento por isso não poderia ter dado autorização.

Como fiscal da lei, a promotora Milena falha de forma assustadora, mostrando não ter nenhuma competência para ser promotora nem para defender os interesses públicos, pois a Fazenda Bonsucesso estava embargada por desmatamento desde 2011 e como promotora e com denuncias em mãos sobre a fazenda ela tinha obrigação de saber do embargo e tomar providencias. 

Mas ao invés disso aplaudiu, mentiu e ainda tentou fazer a ambientalista Telma Lobão acreditar em suas mentiras para encobertar os crimes ambientais cometidos pelo fazendeiro. Ou talvez como diz outros promotores, ela sempre soube do embargo e tinha interesse nesse desmatamento onde seria construído um condomínio.

O Inema já se fez presente na Fazenda e o embargo está mantido. Como a Policia Federal, Ministério Publico Federal e Ministério do Meio Ambiente foram acionados a esperança da ambientalista Telma Lobão é que todos sejam presos, por descumprir determinação judicial federal.

Denuncias contra a promotora também foram encaminhadas a todos os órgãos.

Em 2013 a promotora Milena disse a ambientalista Telma Lobão que vender terras que não lhe pertence não é crime e o Ministério Publico nada podia fazer. Tratava-se de outra fazenda pertencente a um elemento de vulgo"Nem Caçola". Com auxilio de outros promotores, a ambientalista juntou copia das Leis e encaminhou ao Procurador Geral de Justiça para que ensinasse a promotora Milena que vender terras que não lhe pertence constitui crime de estelionato. 

De posse de uma escritura de uma área de terra triangular localizada na Embira, o Calçola apresentou o documento como da área quadrada localizada no Matadouro, distante vários quilômetros da Embira e a promotora Milena aceitou a escritura como verdadeira, mesmo sabendo que a escritura não era da área. A área de terra que se constituía numa área de preservação foi embargada pelo Inema com a ajuda do CREA, através das denuncias da ambientalista Telma Lobão e se dependesse da promotora Milena toda área estaria devastada.

As arvores da praça principal de Cruz das Almas estão todas calçadas, condenadas a morte pela prefeitura e apesar das denuncias recebidas a promotora Milena nada fez alegando que "mandei oficio e a prefeitura não respondeu, a prefeitura não cumpriu". Arvores venenosas "espirradeira" foram plantadas pela prefeitura em frente as escolas de crianças e mesmo recebendo denuncias a promotora nada fez, a ambientalista Telma Lobão foi que saiu avisando aos alunos que não poderia tocar na planta.

A prefeitura de Cruz das Almas entrou com uma ação de despejo contra um idoso, Alexandre, de 70 anos de idade, alegando quer a terra que ele mora e cultiva para sobreviver com a família a 30 anos para construir uma creche, sem pagar nada, o secretario municipal Paulo já esteve lá diversas vezes intimidando o idoso, já mandou caminhão com dez homens para derrubar a cerca e a casa e o idoso ficou na frente pára que o matassem antes, e onde está a promotora Milena que também é promotora do idoso? Soube que deu parecer favorável a desapropriação.

A promotora Milena recebeu denuncias de fraude praticados pela ONG da UFRB que administra o Canil Municipal, documentos que provaram o superfaturamento de preços na compra de medicamentos para cães, maus tratos a animais que morriam de fome, frio e abandono no canil e nada fez, divulgados na imprensa em nível nacional e nada fez.

DECISÃO JUDICIAL FEDERAL DE PROIBIÇÃO DE DESMATAMENTO QUE CARACTERIZA O EMBARGO

"Procuradorias garantem penalidade do Ibama contra fazendeiro por desmatamento e queima de área da Mata Atlântica na Bahia

O fazendeiro ateou fogo em área remanescente da Mata Atlântica, em desacordo com a legislação ambiental, que proíbe desmatamento e queima sem a prévia licença do Ibama

Data da publicação: 29/06/2011 A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a legalidade de multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contra fazendeiro por desmatamento de área de vegetação nativa que estava em desacordo com a legislação ambiental. A penalidade refere-se ainda pelo fato de ter sido ateado fogo em área remanescente da Mata Atlântica na Fazenda Bonsucesso, localizada em Cruz das Almas (BA). A Procuradoria Federal no Estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Ibama sustentaram que ficou comprovado por vistoria feita pelos fiscais, em novembro de 2007, que o proprietário da fazenda ateou fogo em área remanescente da Mata Atlântica, em desacordo com a legislação ambiental, em especial, a Lei nº 4.771/95. A norma proíbe o desmatamento e queima de vegetação nativa da Mata Atlântica, sem a prévia licença da autarquia. Os procuradores ressaltaram que próprio dono da fazenda confessou ter cortado vegetação nativa (jurema) e ateado fogo ao material a fim de não prejudicar os animais que ali pastavam. Para as procuradorias, isso comprovaria a responsabilidade do fazendeiro pelo dano ambiental. O proprietário da fazenda alegou que a autuação da autarquia seria nula porque não indicaria os dispositivos de lei violados e também porque o local não seria área remanescente de Mata Atlântica. Segundo ele, há mais de 50 anos, seus ascendentes exploram a região com pastagens destinadas à criação de bovinos, especialmente, gado de leite, razão pela qual requereu a anulação de todas as penalidades aplicadas pelo Ibama, para que pudesse continuar desenvolvendo regularmente suas atividades na região. O juízo Federal da 4ª Vara da Seção Judiciária do Estado da Bahia acolheu os argumentos do Ibama e julgou improcedente o pedido do autor, reconhecendo a legalidade da multa e do embargo das atividades na Fazenda Bonsucesso, até a recuperação da área degradada. A PF/BA e a PFE/IBAMA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Ordinária nº 2007.33.00.018461-1 - 4ª Vara da Seção Judiciária do Estado da Bahia http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=161966&id_site=3

Com exceção do brilhante e competente promotor Christian Meneses todos os promotores e promotoras que passaram pela comarca de Cruz das Almas foram lesivos ao Meio Ambiente. A promotora Izabel Vitoria Santos deveria estar atrás das grades e o promotor Waldemar Araujo Filho também por serem responsáveis pelo sequestro da ambientalista Telma Lobão. Mas a Bahia é assim, há bandidos presos e bandidos no poder.

AVISO: Não compre lotes em Cruz das Almas em loteamentos, todos estão embargados. Você pode perder seu dinheiro e ainda ser punido pela lei e pagar multa.

Publicado originalmente em 10 de janeiro de 2014.

PREFEITURA TENTA EXPULSAR IDOSO DE SUAS TERRAS


A prefeitura municipal de Cruz das Almas, na Bahia, ordenou que o idoso de 70 anos Alexandre abandonasse suas terras e fosse embora pois a a mesma queria as terras para construir uma creche. 

Como o idoso não saiu a prefeitura do sr. Jean Cavalcante, se utilizando de um advogado de nome Mauro entrou com o Processo 0001933-20.2013.805.0072 e pediu na justiça a expulsou do idoso de suas terras através da desapropriação. acreditaram estar ainda em 1997 quando comandaram a cidade fazendo suas próprias leis.

O idoso Alexandre ocupa as terras há 30 anos, onde construiu sua casa e pratica agricultura de subsistência. Viúvo a quatro meses, o mesmo mora com quatro cães e um filho. Pela lei do usucapião, ao ocupar uma terra por cinco anos construindo moradia nela e cultivando a terra sem que ninguém reclame a terra nesse tempo, você passa a ser dono. 

O sr. Alexandre ocupa as terras a mais de 30 anos, portanto as terras são dele. segundo o idoso, a alguns anos atras o idoso pagou a um advogado chamado "Tecinho" a importância de 1500 reais para conseguir o titulo da terra através do usucapião mas o advogado nada fez e alegou que "perdeu" os papeis. parece piada mas não é.

Abuso de autoridade, violação das leis e dos direitos é uma pratica comum no grupo que tem no comando o prefeito de Cruz das Almas Penadas "dr." Jean.

Estamos confiante na justiça não só divina como também na da Terra. Já alertamos a justiça para o risco que corre o sr. Alexandre já que o mesmo tem sido intimidado por uma secretario municipal de nome Paulo.

Conclusão: Juíza Marcele de Cruz das Almas determinou a retirada deste senhor com seus animais desta terra. Algumas viaturas a mando do Coronel Lanzilote, mais de dez policias armados com escopetas estiveram no local junto com a prefeitura e a Samu para a retirada deles, que foi obrigado a sair com os animais, ver suas coisas de dentro de casa serem carregadas por prepostos da prefeitura, e ver um trator derrubar sua e suas arvores, intimidado, sem poder fazer nada. Em seguida ele foi jogado nema casa fétida com suas coisas e seus animais, por tempo indeterminado, até que a prefeitura resolva lhe indenizar em 90 mil reais, sendo que o valor real é 180 a 190 mil reais. 

Durante a desocupação funcionários da Samu e da justiça choraram com pena do idoso, soube inclusive que o oficial de justiça que recebeu a ordem de desocupação foi obrigado a ir, pois se recusou, também por piedade do idoso.

Publicado originalmente em 07 de janeiro de 2014.

O ESCÂNDALO DAS "KOMBICHO" DE SALVADOR


CÓPIA DE DENUNCIA ENVIADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO:

"Eu Telma Lobão, ambientalista, engª agrônoma, brasileira, maior, portadora do XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, APRESENTO DENUNCIA CONTRA o Sr. ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO, prefeito de Salvador, pela doação de 04 kombis denominadas de “kombicho” para 4 ONGs particulares de Salvador.

Como cidadã e ambientalista solicito ao Ministério Publico:

1. que seja solicitado ao mesmo a origem do dinheiro para compra das kombis ”kombicho”.

2. que apresente documentos que provem os critérios utilizados para selecionar apenas as 4 Ongs para receber as “kombicho”.

3. que apresente documentos que provem a origem do dinheiro para abastecer tais “kombichos”

4. que justifique o porque da ONG “Terra Verde Viva” da qual a vereadora por Salvador Ana Rita Tavares autora da emenda das “kombicho” é suposta fundadora e proprietária ter sido uma das contempladas com essas “Kombicho”.

5. que seja solicitado ao mesmo a quilometragem dessas “kombicho” desde a sua doação até a presente data.

6. que seja solicitado ao mesmo que apresente documentos provando os “serviços prestados de utilidade publica” por essas ONGs se utilizando das “Kombicho” desde a sua doação até a presente data.

7. que justifique perante esse Ministério a ligação entre as 4 Ongs contempladas com a “kombicho” e a Federação de ONGs criadas pela Vereadora Ana Rita Tavares.

8. que justifique o porque de outras ONGs não terem sido contempladas.

9. que justifique porque de todas as 4 ONGs contempladas pertencerem a ativistas políticos que trabalharam em sua campanha para prefeito no ultimo pleito.

10.que justifique porque “tratando-se de um serviço de utilidade publica” as “kombicho” não ficaram em poder de um órgão publico da prefeitura.

11. que o referido apresente a este Ministério documentos que provem quantos animais foram beneficiados com essas “kombicho” que justificasse a doação

12. que o Ministério Publico solicite as 4 ONGs beneficiadas uma prestação de contas, e extrato bancário desde o rcebimento da doação das “kombicho” até a presente data.

13. e que o denunciado forneça a este Ministério quais outros beneficios, convênios ou doações em dinheiro ou bens são disponibilizados para essas 4 Ongs contempladas pela prefeitura de Salvador.

Por fim solicito ao Ministério Publico que as “Kombichos” sejam apreendidas e entregues a instituições de caridade sem fins lucrativos ou político como as Obras Sociais Irmã Dulce.

Salvador, 02 de agosto de 2015

Telma Lobão

Ambientalista

Engª agrônoma"

http://anaritatavares.com/noticias.php?codigo=464

“Fruto de emenda parlamentar da vereadora e ativista Ana Rita Tavares, quatro kombis destinadas a dar suporte às ONGs de proteção animal já estão em funcionamento. As "Kombichos" foram entregues para as ONGs Terra Verde Viva, Cuidar é o Bicho, Célula Mãe e ABPA na última sexta-feira (12) pelo prefeito de Salvador ACM Neto.”

http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45094%3Aprefeitura-lanca-projeto-kombicho-pela-causa-animal&catid=57&Itemid=178 Criado: 12.09.14 “Foram entregues nesta sexta-feira pelo prefeito ACM Neto (12) quatro kombis para ONGs de apoio e cuidados a animais. O projeto, realizado pela Prefeitura através da Secretária Municipal de Saúde (SMS) e chamado Kombicho, foi idealizado para auxiliar as organizações, devidamente formalizadas, no transporte dos animais, consultas veterinárias, cirurgia de castração, feira de adoções e remoção de animais de vias públicas.”

“DEPOIS DO CASTRAMÓVEL, A PREFEITURA DE SALVADOR ENTREGA AGORA A KOMBICHO, UM OUTRO PROJETO DEDICADO AOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Fonte face do Antonio Carlos Magalhães Neto https://www.facebook.com/ACMNetoOficial?fref=photo Depois do Castramóvel, a Prefeitura de Salvador entrega agora a Kombicho, um outro projeto dedicado aos animais de estimação. O projeto disponibiliza veículos para ONGs (A Terra Verde Viva, Cuidar é o Bicho,Célula Mãe e a Associação Brasileira Protetora dos Animais - Abpa/Ba) de proteção animal. As Kombis serão usadas para transporte de animais para consultas veterinárias, cirurgia de castração, feira de adoções e suas remoções de vias públicas, além de possibilitar apoio ao funcionamento das organizações. Para a escolha das instituições que vão receber os veículos foram avaliados o volume de atendimento e a formação. Cada uma das ONGs deverá prestar contas com um relatório periódico para a Secretaria de Saúde, mostrando os resultados do uso da Kombi - que deverão ser entregues nos próximos dias.

Salvador, Bahia 1. Patrícia Souza 3 de novembro de 2014 17:31

Uma Kombicho que não serve para NADA! Pedi ajuda para uma gata de rua que estava abortando e eles me disseram que não podiam fazer nada com muita má vontade até para dar informação! essa bosta!

http://www.protetoresindependentes.com/2014/09/depois-do-castramovel-prefeitura-de.html 

http://www.bahiaja.com.br/imprimir_noticia.php?idNoticia=40462 

08/09/2011 às 12:11 “FEDERAÇÃO DE DEFESA ANIMAL NASCE NA SEXTA-FEIRA, 9, NA SEDE DA FIEB VIDE 

Uma assembléia para constituir a Federação Baiana das Entidades de Defesa dos Animais, reunindo protetores, dirigentes de Ongs e simpatizantes da causa animal, será realizada nesta sexta-feira, dia 09, às 18h40, na Fieb. Na oportunidade será traçada a estrutura diretiva, gerencial e administrativa da entidade, bem como, sua missão, objetivos e metas, esclarecendo-se o que é a Federação, para que serve, quais as ações principais e como participar. A partir da próxima reunião, iniciar-se-á a tomada de ações estratégicas. A Federação significa a convergência de forças, a união de mentes e de capacidades em benefício dos animais. SERVIÇO O quê: Constituição da Federação Baiana das Entidades de Defesa dos Animais Onde: FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Rua Edistio Pondé, 342 , Stiep (entrada do Stiep, ao lado da Petrobras Distribuidora) Quando: Sexta-feira, dia 09, às 18h40 Informações: Ana Rita Tavares 8645-2426 e Janaína Rios 8746-0115”

Publicado originalmente em 09 de agosto de 2015.

MOTIVO DA MORTE DAS ROLINHAS


Foto: Telma Lobão. Proibida a reprodução sem autorização. para ampliar clique na foto. A carne amarelada é a que cresce na garganta das rolinhas até impedi-las de se alimentar e respirar vai fechando a garganta. Eu futuquei com uma pinça para saber se ela era removível mas ela não solta, é difícil de ser perfurada, a rolinha já estava morta.

Em todo o Brasil as pessoas tem me procurado pedindo explicações sobre a morte das rolinhas que morrem em quantidade absurdas, como se estivessem engasgadas e com dificuldade de engolir.

Todas as pessoas que observam tal mortes ALIMENTAM ROLINHAS LIVRES DA NATUREZA, e elas questionam se seriam a comida fornecida a elas, no caso milho quebrado, painço, alpiste ou pão.

De imediato descartei a possibilidade de ser a comida, pois em cada lugar do Brasil as pessoas as alimentam de uma forma, de acordo com a facilidade e o preço da comida oferecida no mercado; por exemplo no Sul e Sudeste o painço e o alpiste é comprado por preços menores e em atacado enquanto no Nordeste é comprado a granel por um preço absurdo, sendo o milho quebrado mais barato e mais utilizado.

Não só eu mas diversas pessoas procuraram ajuda de veterinários, biólogos e ninguém se pronunciou sobre o caso. Pois no Brasil não há biólogos e nem veterinários que entendam de pássaros silvestres, fazem experiencias com eles; fornecem até remédios humanos de uso tópico para que esses animais tomem causando sua morte com sofrimento ainda maior.

Por ser a unica ambientalista no Brasil a trabalhar com pássaros silvestres em seu habitat natural, resolvi abrir a garganta de uma rolinha morta, depois de encontrar varias delas mortas em áreas de mata onde não havia presença de humanos para alimentá-las. ao tocar no pescoço de uma dessas rolinhas depois de morta é possível sentir uma protuberância na garganta e ao abri constatei que trata-se de uma carne amarelada que cresce na garganta das rolinhas, de forma desordenada, como se fosse um câncer de difícil remoção, que vai crescendo até chegar ao ponto de impedir o alimento e água de passarem, o que a impede de se alimentar e por isso quando conseguimos pega-la no chão sem forças para voar a rolinha se encontra bem magra, desnutrida, sem forças, gelada, com queda de temperatura e pressão. Em algumas horas depois de se deixar pegar ela morre, pois a carne que cresce de uma maneira rápida, e entre três a cinco dias fecha completamente a garganta e impede a rolinha de respirar, causando parada cardíaca.

E NÃO HÁ NADA MAIS TRISTE QUE ASSISTIR UM PASSARINHO MORRER!

A doença ataca pombos e rolinhas, raramente ataca outras especies de pássaros mas já constatei individualmente em outras especies menores, um caso para cada especie, incluindo pardal, numa proporção de um entre mil pássaros.

Mas entre as rolinhas a proporção da doença é alarmante e altamente contagiosa, ataca um depois o outro par do casal, costuma matar pais e todos os filhotes, daí concluir-se tratar-se de uma bactéria ou vírus, descartando a possibilidade de ser genético ou de ser um fungo.

A incidência da doença ocorre no período seguinte a uma forte chuva, ou seja quando houve a queda brusca de temperatura.

A informação de que a doença proveria de alguma granja ou criação de galinhas por perto que contaminaria as rolinhas é falsa, a doença ataca as rolinhas nos centros urbanos, em áreas de matas, e em todos os locais onde é possível encontrar rolinhas livres.

Tratamento: Preventivo, desconhecido e impossível de faze-lo pois a doença parece ser transmitida por contato pelo ar.

Ao pegar uma rolinha caída e sem forças para voar agasalhe ela e ponha num lugar seguro, uma caixa por exemplo. forneça um pouco de água açucarada no bico quatro vezes ao dia ou mais e três gotas no bico de Avitrin antibiótico uma vez ao dia. Vai aumentar seu tempo de vida mas não vai impedir de morre-las. se a garganta dela já estiver quase fechada você vai apressar sua morte por sufocamento pois o liquido pode impedir a passagem do pouco ar que ainda consegue passar pela garganta ou ficar acumulado na pequena abertura.

Na duvida deixe-a morrer sossegada, na certeza que ela irá para Deus e voará livre no Céu.

A solução seria operar a rolinha e retirar a carne de sua garganta, porém fraca do jeito que ela fica acho impossível resistir, depois quem iria operar se nenhum veterinário no Brasil entende de pássaros silvestres?

NOTA: A DOENÇA NÃO É CONTAGIOSA PARA SEREM HUMANOS NEM PARA DEMAIS ESPECIES ANIMAIS. NÃO TEMOS CONHECIMENTO DESSA DOENÇAS EM GALINHAS.

Publicado originalmente em 24 de março de 2015.