sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Operação Contra o Tráfico de Animais Silvestres em Mil Peixe (Muritiba)


Foto: depósito de animais silvestres de Aurino Barbudo

Uma operação foi realizada hoje para combater tráfico de animais silvestres na localidade de Mil Peixe, distrito de São José, pertencente a Muritiba, pelo brilhante Coordenador Regional da Policia Civil de Santo Amaro, Willian Achan junto com sua equipe e contou com a participação da ambientalista Telma Lobão. A Policia Militar que sempre foi parceira da ambientalista também participou da operação.

Em poder de Aurino Barbudo, trancados em depósitos escuros, 82 pássaros silvestres da Fauna brasileira estavam aprisionados, com comida estragada, sem água, nas piores condições de higiene. 

Os pássaros foram cardeais, araponga, sofrer, estevão, caboclinho, canário-da-terra, azulão e tie-sangue, considerados os mais caros e mais procurados no tráfico, entre outros. Como sempre acontece, junto com os silvestres também foram encontrados canários-belgas e periquitos-australianos, isto porque esses animais são utilizados na parte da frente das transportadeiras e os da Fauna brasileira escondidos na parte de traz sendo que dessa forma os traficantes transportam os animais para outros estados sem serem molestados. 

Em todo cativeiro de animais silvestres estourados há exóticos para servirem de fachada no transporte de animais silvestres. Ao chegarem a seu destino os compradores ou os próprios traficantes costumam torcer o pescoço desses animais, pois para eles os exóticos não possuem valor nenhum.

Aurino também possui em seu poder transportadeiras utilizadas no tráfico, nove arapucas, cordões e linhas utilizados para capturar pássaros e traficava animais nas feiras livres de Geolandia, São José, Santo Estevão, vendendo também para outros municípios.

Os pássaros foram devolvidos a natureza numa fazenda preservada e os exóticos ficaram sob a guarda de um fiel depositário.

Publicado originalmente 15 de junho de 2011.