sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Caramujos Africanos são inofensivos


Os Caramujos Africanos foram trazidos da África para o Brasil para substituir o caríssimo escargot, que também é um caramujo. Na África eles são comidos pela população e não apresentam nenhum tipo de perigo como alimento.

Porém ao chegar ao Brasil eles começaram a serem criados em cativeiro, ao se reproduzir um caramujo desse produz mil filhotes, que por serem minúsculos fugiam por fendas e aberturas, invadindo jardins, hortas e florestas. Com hábitos noturnos, esses animais tem um apetite voraz e devoram em minutos uma quantidade muito grande de folhas, passou a atacar as florestas e matas brasileiras, hortas e jardins. Apesar do consumo pela população que os capturava para comer o Ibama então junto com outros órgãos passou a considerar o animal nocivo, alegando que o animal produzia uma toxina que causava mal ao ser humano.

A informação é infundada, o caramujo africano é consumido na Africa sem oferecer risco a saúde humana, pegar no caramujo não oferece risco, o único mal que o caramujo causa é devorar jardins hortas e as florestas em minutos.

Por ser considerado nocivo o Caramujo passou a ser catado e queimado vivo em grandes quantidades, o que não constitui crime perante a legislação vigente no pais mas constitui crime perante a legislação de Deus, pois todo animal tem direito a vida e a liberdade.

A população pode continuar comendo o caramujo, que não oferece risco algum a saúde.

Publicado originalmente em 05 de julho de 2012.