Foto: Delegado Antonio Carlos, ambientalista Telma Lobão e o Tenente PM Benjamim durante operação
A ambientalista Telma Lobão em parceria com a Policia Militar e a Policia Civil local realizaram neste sábado, 15/10 uma operação de combate a tráfico de animais silvestres na feira livre de Santo Estevão, considerada a maior feira de animais silvestres da Bahia.
Foram apreendidos 86 pássaros silvestres da Fauna brasileira e foram presos dois traficantes de animais: Adenisio Souza da Paz, 26 anos, morador de Santo Estevão e Édson Alves dos Santos, 42, que reside em Cruz das Almas. Após a autuação a ambientalista junto com a Policia Civil se dirigiram a casa de Adenisio, onde encontraram mais 133 pássaros silvestres e 19 arapucas, totalizando 219 pássaros silvestres. Entre os pássaros apreendidos muitos canários da terra, azulão, caboclinho, pássaros-pretos, papa-capim, cuiubas e outros. Os animais foram devolvidos a natureza numa fazenda preservada, próxima a BR 116.
As investigações sobre o tráfico de animais silvestres em Santo Estevão foram realizadas pelo Inspetor Virgilio Tourinho da Policia Rodoviária Federal - PRF, que não pôde realizar a operação pois a PRF ainda não conseguiu assinar convenio com a Procuradoria Geral de Justiça para ter direito a fazer operações dentro de cidades do interior.
A ambientalista Telma Lobão agradece ao Coronel Castro, Comandante Geral da Policia Militar, ao Coordenador Ricardo, da Corpin de Feira de Santana, ao delegado Antonio Carlos de Santo Estevão, ao Tenente PM Benjamim, de Santo Estevão, ao delegado Matheus de Feira de Santana, ao Major Lanzilote de Cruz das Almas, e a Capitã Érica Patricia, assessora do comandado Geral da PM, pelo apoio que deram a operação.
Publicado originalmente em 16 de outubro de 2011.