Foto: Chumbinho preto e chumbinho verde apreendido por Telma Lobão e a PM em Berimbau durante a Operação Pássaro Livre, sendo comercializado na feira livre em 06/2012.
O chumbinho é um veneno que foi criado para combater na Embrapa pragas na agricultura: Aplica-se no solo e a planta absorve, e todo inseto que atacar a planta morrerá, por um período de seis meses a planta não pode ser tocada. Loucura né?
Funcionários da Embrapa começaram a distribuir o produto para matar ratos e o mesmo ficou conhecido como "veneno para ratos". Porém a maior aplicação do produto é para matar animais, cães, gatos, cavalos, pardais, para matar desafetos e para a prática de suicídio.
Os tipos de chumbinho são: Chumbinho preto, chumbinho marrom e chumbinho verde. O chumbinho preto cujo frasco é menor é o produto puro, não tem cheiro, mata mais rápido e em quantidade menor; é o chumbinho verdadeiro. O chumbinho marrom e o chumbinho verde são misturados com outros produtos, são mais fracos, porém mata do mesmo jeito. O chumbinho preto também pode vir misturado com outro produto e apresentar uma coloração cinzenta. O chumbinho misturado tem odor forte e o chumbinho puro não tem, você come come se não estivesse comendo nada.
O tempo da morte depende da quantidade ingerida. O chumbinho verdadeiro mata em segundos, se a quantidade for muito pequena ainda demora alguns minutos. Os outros tipos de chumbinho também pode matar na hora dependo da quantidade que se ingere, podendo, se a quantidade for pequena levar até cinco dias para matar.
Os sintomas de envenenamento quando a quantidade não é suficiente para matar na hora são fortes dores abdominais e muita baba branca e o antidoto é o Sulfato de Atropina. Na ausência deste, nos animais pode-se dar meio copo de leite com dois ovos inteiros dentro, obrigar o animal a beber e ele vomitará tudo. A boca do animal com suspeita de envenenamento deve ser lavada imediatamente, sem permitir que ele engula a água.
Em práticas de suicídios os suicidas costumam utilizar o frasco inteiro, cuja morte ocorre em segundos.
Apesar de proibido a venda no Brasil o chumbinho ainda pode ser encontrado em feiras livres e em ambulantes que vendem veneno para ratos e baratas e que vendem o frasco do produto por preço que varia de quatro a vinte reais.
O corpo de um animal envenenado com chumbinho apresenta-se duro, quanto maior a quantidade maior a rigidez do corpo, demora a deterior e se decompor.
Publicado originalmente em 27 de junho de 2012.