O casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foram assassinados dia 24 no Pará com vários tiros quando passavam por uma estrada vicinal de moto e tiveram que reduzir a velocidade em uma emboscada.
Em entrevista à repórter da Estadão em novembro do ano passado, o extrativista e líder ambiental José Cláudio Ribeiro contou como era conviver dia após dia com as ameaças de morte.
Segundo Zé Cláudio, sua mulher sofria muito com a situação, mas era uma defensora da natureza ainda mais ferrenha que ele. "Quando eu paro um madeireiro, é ela quem fotografa com a máquina digital. Por isso que eles (quem os ameaçavam) diziam: "Não pode matar ele e deixar ela. Não pode matar ela e deixar ele. Tem que matar os dois".
Testemunha assassinada com um tiro na cabeça:
O corpo de um homem ainda não identificado, mas que trabalhava com o casal de líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, mortos na última terça-feira, em Nova Ipixuna (sudeste do Pará), foi encontrado com um tiro na cabeça na tarde deste sábado (28). Os assassinos do ambientalistas pediram informação a esse homem que trabalhava próxima a estrada antes de executarem o casal e foi morto para não identificar os assassinos.
Só no Brasil mesmo!
Publicado originalmente em 29 de maio de 2011.