CUMPRINDO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, EXPEDIDO PELA JUÍZA LUCIANA AMORIM A PEDIDO DA PROMOTORA MILENA DE MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE DENUNCIA DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO, A POLICIA MILITAR DE CRUZ DAS ALMAS/BA, 27 CIPM, ESTEVE NO ARMAZÉM LEAL, NA PRAÇA DO LAVRADOR, CENTRO, ONDE APREENDEU 27 PÁSSAROS SILVESTRES E PRENDEU O TRAFICANTE DE ANIMAIS SILVESTRES EVANGIVALDO PEREIRA LEAL, CONHECIDO COMO "VANDO DE MIRUCA".
A PM TAMBÉM ESTEVE NA CASA DELE NA PRAÇA DO SOLDADO A PROCURA DE MAIS ANIMAIS SILVESTRES. CONHECIDÍSSIMO DAS POLICIAS POR TRAFICAR ANIMAIS, "VANDO DE MIRUCA" JÁ FOI PRESO PELA POLICIA FEDERAL, SAIU EM NÍVEL NACIONAL NA GLOBO OFERECENDO PROPINA A UM FUNCIONÁRIO DO IBAMA, FOI ALVO DE DUAS OPERAÇÕES DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO COM O IBAMA, DUAS OPERAÇÕES DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO COM A PM E AGORA FOI PRESO MAIS UMA VEZ.
ELE TAMBÉM É ACUSADO PELOS MORADORES DO BAIRRO ONDE MORA DE SER O ENVENENADOR DE GATOS, SENDO QUE DEZENAS DE GATOS DE ESTIMAÇÃO TEM ENCONTRADO A MORTE NAS REDONDEZAS DE SUA RESIDENCIA POR ENVENENAMENTO DE CHUMBINHO. O MOTIVO SERIA PARA QUE, SEGUNDO RELATOS DE MORADORES, OS GATOS NÃO FOSSEM COMER OS PÁSSAROS. OS VIZINHOS E MORADORES DO BAIRRO DO TRAFICANTE CRIAM GATOS DE ESTIMAÇÃO TRANCADOS EM QUARTOS PARA NÃO SEREM ENVENENADOS, COMO É O CASO DE CONCE E OUTROS.
SÃO DEZENAS DE DENUNCIAS RECEBIDAS CONTRA ESSE ELEMENTO ONDE A POPULAÇÃO O ACUSA DE SER O PRINCIPAL SUSPEITO DO ENVENENAMENTO DOS GATOS. QUANTO AOS PÁSSAROS, CIENTE DA IMPUNIDADE E DO PODER DO SEU DINHEIRO, "VANDO" OS PENDURAVA EM SEU ARMAZÉM A VISTA DE TODOS, DEIXANDO-OS POR DIAS SEM ÁGUA NEM COMIDA, A REVOLTA DA POPULAÇÃO ERA MUITA.
OS ANIMAIS FORAM APRESENTADOS A DELEGACIA PELA PM JUNTO COM O CRIMINOSO E POR DETERMINAÇÃO DA JUÍZA TODOS FORAM SOLTOS EM ÁREA PRESERVADA LOGO EM SEGUIDA PELA PM.
A PM TAMBÉM SAIU PARA CUMPRIR UM SEGUNDO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO DE DOIS CÃES MANTIDOS NUM LOCAL A ERMO, PORÉM NÃO OS ENCONTROU MAIS NO LOCAL APENAS RESTOS DE COMIDA E FEZES, A SUSPEITA É DE OS ANIMAIS TENHAM MORRIDO DEVIDO AOS MAUS TRATOS A QUE ERAM SUBMETIDOS.
COM RELAÇÃO AO TEXTO DO BLOG "FORTE NA NOTICIA" ONDE ATRIBUI AO TENENTE SUZART AS PALAVRAS DE QUE "A PM E A CIVIL VÃO CONTINUAR COMBATENDO TODO TIPO DE CRIME", VIMOS ESCLARECER QUE EM NENHUM MOMENTO A POLICIA CIVIL DE CRUZ DAS ALMAS NESSES MAIS DE 20 ANOS FEZ QUALQUER TIPO DE DEFESA OU DE OPERAÇÃO DE COMBATE A TRAFICO DE ANIMAIS SILVESTRES, NUNCA FEZ NADA EM DEFESA DOS ANIMAIS, FAUNA, FLORA E RECURSOS NATURAIS, SEMPRE PERSEGUIU A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO, TENTOU MATÁ-LA VARIAS VEZES, MONTOU VARIAS VEZES INQUÉRITOS FALSOS CONTRA A AMBIENTALISTA, REVERTENDO AS QUEIXAS DELA, TRANSFORMANDO OS AUTORES DE CRIMES AMBIENTAIS EM VITIMAS DE CALUNIA, DIFAMAÇÃO E AMEÇAS.
ALÉM DO QUE A POLICIA CIVIL DE CRUZ DAS ALMAS, POR DIVERSAS VEZES SE RECUSOU A REGISTRAR QUEIXAS DA POPULAÇÃO QUE TIVEREM SEUS ANIMAIS ASSASSINADOS, ESFAQUEADOS, SEM FALAR QUE A DELEGADA IVIA VIDAL TENTOU TOMAR OS MAIS DE 200 PÁSSAROS APREENDIDOS EM PODER DO TRAFICANTE NELSON DA PENSÃO DA MÃO DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO PARA DEVOLVER AO CRIMINOSO, TENDO DEVOLVIDO UM PAPAGAIO QUE CONSEGUIU TOMAR DA MÃO DA PM E ENTREGUE AO CRIMINOSO "PARA ELE NÃO FICAR DEPRIMIDO" INDO EM SEGUIDA BUSCAR POR ORDEM DO MP PARA ENTREGAR A ESTE, O INQUÉRITO CONTRA O TRAFICANTE NELSON DA PENSÃO "DESPARECEU DA DELEGACIA" E QUANDO DA SEGUNDA PRISÃO DE NELSON DA PENSÃO OS PÁSSAROS FORAM "DOADOS" PELA DELEGACIA E TIVERAM QUE SER DEVOLVIDOS A JUSTIÇA PARA SEREM SOLTOS POR ORDEM DA JUÍZA LUCIANA AMORIM, JÁ QUE A OPERAÇÃO QUE RESULTOU NA PRISÃO DO TRAFICANTE COM QUASE 100 ANIMAIS SILVESTRES FOI DE RESPONSABILIDADE DO MP E DA JUSTIÇA COM DENUNCIA DA AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO.
Publicado originalmente em 17 de janeiro de 2013.