Recentemente dezenas de arvores caíram em São Paulo, devido a ventania e as fortes chuvas.
Por que uma arvore cai?
O que segura uma arvore são as raízes. As arvores das cidades estão plantadas em pequenos canteiros nos passeios e vias publicas, a maioria das vezes deixam apenas 20 cm de espaço de solo descoberto junto ao tronco para a água da chuva entrar para a planta se alimentar, em outros locais isso nem é permitido, cimentam tudo.
As raízes da planta se desenvolvem no solo em busca de água e alimentos e num solo cimentado onde não há alimento, há escassez de água, que ficam limitados apenas a terra próxima ao tronco. Isso faz com que toda a raiz da planta se concentre ao redor do tronco, para aproveitar o máximo a água da chuva que desce por essa pequena abertura deixada nos passeios ou asfalto. Sem um sistema radicular que segure a planta no solo ela fica instável, e qualquer ventania pode derrubá-la.
Ao podar as arvores as prefeituras deixam uma ferida, por onde entram fungos e brocas que causam o apodrecimento do tronco, inclusive das raízes, fazendo com que ela possa cair durante uma tempestade ou ventania.
As podas irresponsáveis que depenam as arvores deixando apenas uma ou duas galhas desestruturam o equilíbrio das plantas e qualquer vento forte também pode derrubá-las.
Uma arvore não caia apenas porque está velha, ou porque o vento e as tempestades foram fortes.
Uma arvore só cai se suas raízes estiverem concentradas ao redor do tronco por estar o solo todo cimentado, por estar apodrecida, apodrecimento este causado por fungos e brocas que entram pelo ferimento deixado na arvore quando elas são podadas, e quando podas radicais desestruturam sua copa.
Não é só uma arvore...
Uma arvore comporta da raiz até a folha quase mil formas de vida, portanto quase mil formas de vida dependem de uma unica arvore para a sua sobrevivência. Pense nisso.
Arvores purificam o ar, diminuindo a incidência de doenças, diminuem a temperatura, contribui para a formação de chuvas, atraem chuvas, aumentam a umidade do ar, diminuindo a incidência de doenças .
Arvores acalmam o espirito, armazenam o mal, que é dissipado para as pessoas quando uma delas é cortada.
Arvores sentem dor e tem alma, conhecidos como espirito das arvores.
Publicado originalmente em 24 de dezembro de 2014.