FOTO: TELMA LOBÃO AMBIENTALISTA, PROIBIDA REPRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO
O GAVIÃO É UMA AVE SILVESTRE DE GRANDE PORTE, QUE SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE BESOURO E PEQUENOS INSETOS E INVERTEBRADOS.
DÃO PREFERENCIA AO HABITAT ONDE HÁ EXISTÊNCIA DE ARVORES DE GRANDE PORTE, POIS PREFEREM LOCAIS ALTOS.
A DESTRUIÇÃO DE SEUS HABITATS NATURAIS FAZ A COMIDA DESAPARECER, ENTÃO PARA SE ALIMENTAR O GAVIÃO PASSA A CAPTURAR PÁSSAROS PARA COMER E ALIMENTAR SEUS FILHOTES.
QUANDO FALTA PÁSSAROS ELES ATACAM PINTOS DE GALINHAS, PATINHOS E SE ALIMENTA DELES.
A AMEAÇA A SUA SOBREVIVÊNCIA DEVE-SE A DESTRUIÇÃO DE SEUS HABITATS NATURAIS, QUE A AMBIENTALISTA TELMA LOBÃO LUTA PARA PRESERVAR E AS CAÇADAS, QUE FELIZMENTE É PRATICADA EM ÍNDICES BAIXÍSSIMOS DEPOIS DA LUTA DA AMBIENTALISTA PARA PROIBIR A VENDA DE ESPINGARDAS DE CAÇA, DAS OPERAÇÕES QUE A MESMA FEZ COM APOIO POLICIAL PARA APREENSÃO E PRISÃO DE CAÇADORES, E COM A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO.
POR ESTAREM SEMPRE NOS LOCAIS MAIS ALTOS NAS MATAS, OS GAVIÕES SÃO OS PRIMEIROS A DAR SINAL DE PERIGO AOS OUTROS ANIMAIS, QUADO NOTA A PRESENÇA DE HUMANOS NELA.
O GAVIÃO COSTUMA DEFENDER SEUS FILHOTES, ATACANDO INCLUSIVE SERES HUMANOS QUANDO ESSES TENTAM ROUBA-LOS.
OS BEM-TI-VIS COSTUMAM ENFRENTAR O GAVIÃO E COSTUMA FAZER ELE VOAR PARA BEM LONGE, VOANDO ATRÁS DELE E BICANDO SUA CABEÇA.
QUANDO ESTÃO COM FILHOTES OS PÁSSAROS DE OUTRAS ESPECIES, COMO AS URSINHAS COSTUMAM SE UNIR PARA ESPANTAR O GAVIÃO, INDO EM CIMA DELE TODOS DE UMA VEZ, O QUE O CONFUNDE E O FAZ VOAR SE AFASTANDO DO LOCAL.
Publicado originalmente em 12 de setembro de 2015.