Coordenada pela delegada Milena, titular da 1ª delegacia de Policia de Feira de Santana, com o apoio da Coordenador Ricardo Brito da 1ª Coordenadoria de Policia Civil de Feira de Santana e a participação dos policias civis da 1ª DP e da ambientalista Telma Lobão, a Operação Pássaro Livre esteve na Feira do Rolo em Feira de Santana, nesta segunda, 08 de abril as 08:30 da manhã.
Foram apreendidos 220 pássaros silvestres da Fauna brasileira ameaçados de extinção, entre eles pássaro-preto, cardeal, canário-da-terra, sanhaços, tico-tico, curió, papa-capim e outros presos em locais minúsculos, sem água e comida; uns sobre os outros, sendo que a maioria dentro de sacos plásticos. Duas pessoas foram presas e indiciadas.
Os animais foram soltos em habitat natural.
A Feira do Rolo funciona as segundas-feira, na ladeira atras do SAC e vende apenas três tipos de produtos: Pássaros silvestres, armas e drogas. A área é publica, e caberia a prefeitura determinar o que pode ou não ser vendido alí. Se a prefeitura acabar com a feira, certamente acabará com os três tráficos que ali funcionam: Armas, animais silvestres e drogas.
As maiores feiras de animais silvestres da Bahia eram Santo Estevão em 1º lugar, Geolandia em 2º, Feira de Santana em 3º. Em Santo Estevão a feira quase desapareceu, em Geolandia apenas 30 pássaros foram apreendidos no domingo, dia da feira, (todos devolvidos a natureza) e Feira de Santana passa então a ser a capital do trafico de animais silvestres na Bahia!
Escrito em 09 de abril de 2013.