A ambientalista Telma Lobão e a Policia Militar de Conceição da Feira, sob o Comando do tenente Pereira, pertencente a 20 CIPM, realizaram no município a Operação Pássaro Livre na feira livre em fundo de residencias, onde apreendeu 60 pássaros silvestres da fauna brasileira como pássaro-preto, estevão, cardeal, azulão, papa-capim e outros. Dezenas de badogues e borrachas de badogues, e dezenas de arapucas. Apenas os badogues foram apreendidos na feira livre e o material utilizado para confecciona-los.
Ao perceber a Operação Antônia dos Santos de 75 anos trancou-se dentro de casa com alguns pássaros, mas foi denunciada pelo pássaro preto que gritava pedindo ajuda no fundo do quintal enquanto um estevão gritava dentro de casa junto com um canário. Foram apreendidos 18 pássaros silvestres em poder da idosa que não foi presa por não ter espaço na viatura para conduzi-la. Alguns viviam cobertos com toalha.
O crime ambiental é flagrante delito, de acordo com o GAECO, a Policia Federal, a Policia Rodoviária Federal e o promotor Julimar e a promotora local Daine que já participou de operações conosco. Dei o primeiro pontapé na porta, o segundo, acreditando não ter ninguém em casa, e quando ia dar o terceiro ela abriu a porta, alegou ter gostado muito de mim, entregou os pássaros todos, porém seus olhos diziam que gostaria de me estrangular.
Os animais foram devolvidos a natureza em área preservada obedecendo a Instrução Normativa do Ibama 179.
Agradecimento ao tenente Pereira e aos policiais militares que participaram da operação, bem como ao Comando da 20 CIPM.
Gosto de trabalhar com a 20 CIPM, os tenentes que comandam as unidades são muito sensíveis a causa ambiental.
Publicado originalmente em 08 de julho de 2012.