As rolinhas são atacadas por uma doença que causa um caroço na garganta que aos poucos vai aumentando de tamanho, dificultando a respiração e a descida do alimento para o papo. Até que sem poder mais se alimentar e com dificuldade de respirar elas passam a ter queda de temperatura e morrem.
Em seu bico é comum encontrarmos comida acumulada que ela não conseguiu engolir, o que leva muita gente a supor tratar-se de envenenamento ou de engasgo, o que não é verdade; o alimento no bico é o que ela não conseguiu engolir por conta do caroço na garganta. Ao segurar o pescoço da rolinha é possível sentir sob os dedos o edema.
A doença é altamente contagiosa, ataca todas as especies de rolinha, filhotes e adulto, não conheço nenhum medicamento capaz de impedir a doença, em quase 20 anos alimentando e lidando com pássaros silvestres nunca presenciei nenhuma outra especie com sintomas da doença nem morte, apenas as rolinhas.
Acredito que a doença tenha uma relação intima com ratos, vez que 99% das rolinhas que aqui chegam doentes foram atacadas por ratos. Quando elas caem, já sem forças, aconselhamos a enrolar elas num pano seco ou papel higiênico sem perfume e colocá-las numa caixinha ou cantinho longe de predadores para que possam morrer em paz, Após a queda, quando não conseguem mais voar, elas morrem no máximo em cinco horas. E após os primeiros sintomas, a doença pode levar de três a cinco dias para causar a morte.
Ve-las voar sadias num dia e voltar doente no outro para mim é terrível, e mais ainda é vê-las agonizando, sem pode fazer nada. Elas olham para mim como a dizer: Me ajude! Onde essas rolinhas pegam essas doenças? Alguém me disse que onde há criatório de galinhas há propagação da doença.
As rolinhas voam para todos os lugares após se alimentar; não sei dizer. Sou agrônoma e ambientalista não sou veterinária, se alguém tiver uma solução:
lobaotelma@yahoo.com.br
Publicado originalmente em 08 de julho de 2012.