Foto: Telma Lobão em operação com parte dos animais apreendidos
Acompanhada da Policia Militar, 27 CIPM a ambientalista Telma Lobão esteve neste domingo, 1, na feira livre de Geolandia onde 103 animais silvestres estavam sendo comercializados condiciados em compartimentos minúsculos, sem água ou comida, sem chance dos animais se mexerem nem respirarem já que a maioria estava dentro de sacos plásticos e sacolas. Entre eles caboclinho, pássaro-preto, papa-capim, canário-da-terra, cardeal, estevão e outros, Um caboclinho morreu na mão da ambientalista Telma Lobão, agonizava no momento da soltura, não resistiu a tantos maus tratos, foi encontrado escondido num saco plástico. Todos foram soltos na APA Pedra do cavalo.
A Operação continuou em Quixabeira onde através de denuncia anonima a ambientalista chegou a um bar onde encontrou mais 22 pássaros silvestres sem água nem comida, alguns trancados 24 horas em ambiente escuro para "amansar", gaiolas cheias de baratas.
O criminoso ambiental Osvaldo Santana Mendes era o dono dos animais, porém apareceu um elemento que se disse representante comercial e questionou muito a operação junto aos policiais militares, nervoso, gesticulando.
A ambientalista se aproximou e pediu "O senhor pode falar pra mim o que o senhor tá falando pro policial?" Falou nada, o homem olhou para o lado e para o outro e foi embora deixando na ambientalista que trabalha a mais de 15 anos no combate a tráfico de animais silvestres a certeza de que ele comprava na mão do dono do Bar para revender.
Publicado originalmente em 01 de abril de 2011.
Publicado originalmente em 01 de abril de 2011.