sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Telma Lobão e PM combatem Rinha de Galos em Cruz das Almas


Foto: Telma Lobão, que participou da operação

A ambientalista Telma Lobão em parceria com a 27 CIPM da Policia Militar esteve agora a tarde na localidade Boca da Mata município de Cruz das Almas, para combater rinha de galos que funcionava mensalmente aos sábados e domingos, no fundo do bar de Paulo Ribeiro Tavares. 

No local havia quase 200 pessoas vindas de várias localidades como Salvador, Vitoria da Conquista, Santa Terezinha, Castro Alves, sendo que a maioria evadiu-se e apenas 19 pessoas foram indiciadas. 

Além das arenas e anabolizantes havia no local dezenas de instalações construídas para acomodar os galos e 69 galos de briga. A denuncia foi anonima. Por não ter para onde mandar os galos, a ambientalista junto com a PM nomeou os infratores como fiéis depositários, se comprometendo os mesmos a não mais participar de rinhas. 

Segundo Telma Lobão "tirar galos da rinha e jogar na penela não é a solução". Os galos são postos na arena, onde permanecem no máximo por 30 minutos, sendo que a briga pode acabar em poucos minutos se um dos galos fugir do confronto, se ferir muito, ou deitar, sendo então destinados para consumo do proprietário. Os galos que saem da rinha feridos e com condições de sobrevivência são levados a veterinários, que mesmo contrários a prática atende aos animais por sentir pena deles.

Publicado originalmente em 09 de outubro de 2011.