quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ninhos Caídos


Ninho caído da árvore na chácara da ambientalista Telma Lobão durante uma ventania.

Durante a ventania é comum a queda de ninhos.

O que fazer em caso de queda de ninhos? Verificar se há filhotes dentro e tentar colocá-los o mais alto possível de preferencia na mesma arvore de onde eles caíram, amarrados, ou presos entre dois galhos. Nunca leve filhotes para casa para "cuidar", além de constituir crime ambiental os filhotes tem pais e quem cuide deles. E você não gostaria que alguém levasse seus filhos para casa para cuidar tirando-os de ti.

Derrubar ninhos, roubar filhotes, matar filhotes, constitui crime ambiental. Mesmo que o ninho esteja sem filhotes e sem ovos ele não deve ser retirado nem derrubado pois um ninho serve para diversas espécies de pássaros e não para uma só. E os donos do ninho voltará no período de sua reprodução consertará o ninho e o ocupará novamente.

A maioria dos ninhos são feitos nas pontas mais finas dos galhos, na direção do nascer do Sol, pra evitar o ataque de predadores que não conseguem ir até a ponta dessas galhos. Os maiores predadores dos ninhos, comendo ovos, mãe e filhotes são o sariguê (ou gambá), os ratos, as cobras. Mas o homem é o pior de todos.

Se encontrar um filhote caído coloque num galho alto, os pais estão por perto e cuidarão dele, mesmo que você não os veja.

Os Pardais: Milhares de ninhos e filhotes de pardais são retirados constantemente das escolas e prédios públicos e jogados em tonéis de lixo, como se fossem coisas e não vidas. Vi numa escola estadual, além de jogar no tonel do lixo os filhotes e os ninhos os funcionários recebiam ordens para jogar álcool e queimá-los vivos, consegui convencer os funcionários que o Deus era um só e todos eles também iriam queimar no fogo do inferno. Eles então se recusaram a por fogo e com muita dificuldade conseguimos convencer o responsável a parar de matar esses animais que hoje vivem em paz.

E para que o crime não seja percebido alguns criminosos costumam dedetizar esses prédios e escolas com veneno e matam todos os filhotes e pais de uma vez só, que são varridos de vassoura.

Estive na casa de um empresário em Cruz das Almas, bairro nobre, depois de denuncia de que ele envenenava os pardais do bairro. Ele me atendeu com educação negou o crime e olhando para o emprego perguntou "Nunca fiz isso aqui, não é verdade fulano?" e o empregado respondeu "Só o ano passados que o senhor botou veneno que matou tantos que eu varri de vassoura!" o empresário se defendeu "É, mas depois não fiz mais!"

Publicado originalmente em 25 de maio de 2012.