Foto: Começo da chacina de arvores pela prefeitura em frente a residencia da ambientalista Nai.
Este mês a prefeitura municipal de Conceição da Feira promoveu uma chacina das arvores da cidade, algumas delas foram arrancadas, outras podadas no tronco (conhecida como poda radical). O objetivo é impedir que os pardais e demais pássaros silvestres ocupem as arvores para dormir como também matar as arvores, já que a poda radical causa a morte da maioria das arvores.
Por celular o prefeito Val de Maninho que não estava na cidade me pediu que fosse até a cidade pois isso não acontecia por lá. Respondi "acabei de chegar de lá". Val, segundo a população, nunca é encontrado daí a duvida de que ele sabe ou não do que acontece na cidade dele.
O extermínio de arvores no município é pratica comum, começou com Evandro, passou por Serra, Chico Chicote e agora Val de Maninho. Nenhum deles plantou nenhuma. Chico Chicote derrubou todas as arvores da Praça principal com um trator num final de semana, a juíza me falou "Quando cheguei na cidade achei que ela tinha sido vitima de um terremoto".
O mesmo cortou centenas de arvores na cidade. Evandro e Serra fizeram o mesmo, sendo que Serra ainda derrubou a arvore mais antiga da cidade, uma amendoeira na saída para Feira de Santana alegando para mim que a arvore era "velha e feia", no que respondi: "Sua casa tem espelho Serra? Já se olhou no espelho? Você também é velho e feio e nem por isso as pessoas querem matá-lo!".
Serra também doou uma área de preservação na BA 502 para a população construir, levando a morte milhares de espécies de Fauna e Flora. Chico Chicote compareceu a delegacia quando fizemos uma operação na cidade ordenando aos gritos "Quero todos os passarinhos de volta para devolver aos donos, eu sou o prefeito dessa cidade, represento o povo, aqui quem manda sou eu!". Também gritou para o sargento PM que comandava a operação "E você saía já daqui, já!". Respondi "Daqui você não leva nada, você manda na prefeitura e não aqui!". O sargento também respondeu "Só obedeço ordens do meu comandante! Vamos Telma que eu sei onde tem mais passarinho preso!". Fomos mas antes trancamos a porta da sala onde estava os passarinhos e as gaiolas e ele ficou lá procurando saber quem tinha outra chave. Todos os pássaros foram devolvidos a natureza, as gaiolas quebradas e os badogues também.
Nas escolas a retirada de centenas de arvores ficou por conta de incompetentes diretoras como Celeste e Cia. ltda, com exceção do professor Almeida.
E havia tantas arvores assim em Conceição da Feira para serem derrubada?
Havia sim. José Augusto era um técnico agrícola que montou um horto para produzir mudas, doar e plantar na cidade, nos seus horários de folga, domingos e feriados, ao longo dos anos transformou a cidade e os colégios num Bosque, que após a sua morte tão repentina começou a ser derrubado e hoje quase nada tem. Tenho na minha chácara uma Bugueville vermelha, presente dele, muda feita por ele.
Nai e Lia são duas professoras que utilizam o dinheiro que ganham para produzir mudas e plantar na cidade, tentam reflorestar a cidade mas justamente em frente a residencia delas é onde a prefeitura faz o maior estrago nas arvores, talvez como aviso de que as mesmas estão perdendo tempo. A Era do meu jardim foi presente de Nai, muda feita por ela, assim como a Embauba, já com 4 m de altura.
Publicado originalmente em 23 de maio de 2012.