A CHAPADA AINDA NÃO TERMINOU DE QUEIMAR E OS DANOS AMBIENTAIS QUE SÃO INCALCULÁVEIS E IMPREVISÍVEIS JÁ COMEÇAM A APARECER, COMO O DESAPARECIMENTO DE RIOS E NASCENTES NA REGIÃO DA CHAPADA. AO INVÉS DE CULPAR O FOGO É MAIS FACIL PARA ALGUNS CULPAR FAZENDEIROS QUE DE FORMA ILEGAL REPRESAM A AGUA DE RIOS QUE CORTAM SUAS FAZENDAS E DE NASCENTES DENTRO DELAS.
OS FAZENDEIROS QUE SE UTILIZAM DESSA PRATICA CRIMINOSA, TEM O APOIO LEGAL DO INEMA, DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO E DO IBAMA E PROVO. PORTANTO, NÃO CULPEM OS FAZENDEIROS, CULPEM QUEM DEVERIA FISCALIZAR E PUNIR E POR INTERESSES ESCUSOS NÃO O FAZEM.
VÁRIOS RIOS E NASCENTES DESAPARECERÃO PARA SEMPRE NA CHAPADA DEVIDO AS QUEIMADAS. VÁRIOS OLHOS D'ÁGUA TAMBÉM. UM RIO, UMA NASCENTE NÃO MORRE DO DIA PRA NOITE, ELA AGONIZA, ATE A ÁGUA DESAPARECER POR COMPLETO. A VEGETAÇÃO SEGURA A ÁGUA E O QUE RESTOU DA CHAPADA FORAM PEQUENOS TRECHOS DE VEGETAÇÃO ISOLADOS EM ILHAS.
NÃO TEMOS COMO AVALIAR O PATRIMÔNIO AMBIENTAL PERDIDO POIS NÃO TÍNHAMOS CONHECIMENTO DE TUDO QUE ALI EXISTIA REFERENTE A FAUNA E FLORA, SE ALGUÉM DISSER QUE TINHA, MENTE. MAS PODEMOS AFIRMAR QUE FUTURAMENTE, O QUE NOS ESPERA NA REGIÃO DA CHAPADA É O ENDEMISMO E O ISOLAMENTO GENÉTICO DA FAUNA E DA FLORA. É TRISTE MAS ESSA É A REALIDADE.
A DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO DA CHAPADA DIAMANTINA AUMENTA OU A TEMPERATURA NA BAHIA, O QUE JÁ PODE SER SENTIDO EM VARIAS CIDADES. VARIAS ESPECIES DE FAUNA E FLORA PERECERÃO COM ISSO. FOI A CHAPADA QUE QUEIMOU, MAS OS DANOS AMBIENTAIS FORAM CAUSADOS EM TODO O ESTADO A FLORA, FAUNA E RECURSOS NATURAIS.
HÁ VÁRIOS ANOS VINHAMOS DENUNCIANDO NA INTERNET QUE AS QUEIMADAS NA CHAPADA ERAM CRIMINOSAS E PRATICADAS POR AGRICULTORES COM A CONIVÊNCIA DO ESTADO PARA PLANTAR GRÃOS. SE TIVESSEM ME ESCUTADO ANTES NÃO TERÍAMOS CHEGADO ONDE CHEGAMOS, COM A CHAPADA INTEIRA DESTRUÍDA PELO FOGO. QUEM VAI PAGAR POR ESSE CRIME? "ERA SÓ MATO E BICHO!" ERA VIDA DE SERES INDEFESOS ANIMAIS E PLANTAS QUE TEM TANTO DIREITO A VIVER NESTE PLANETA QUANTO VOCÊ, QUE NÃO TEM ÁGUA ENCANADA E QUE PRECISA DAS ÁGUAS NATURAIS PARA SOBREVIVER, PRECISA DA TERRA PARA SOBREVIVER.
Publicado originalmente em 25 de novembro de 2015.
Telma Lobão é ambientalista, engenheira agrônoma, mateira, Trabalha no combate ao trafico de animais silvestres e na preservação de especies e de seus habitats naturais a mais de 20 anos.