quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Operação Pássaro Livre apreende 87 pássaros silvestres em Cabaceira e Geolandia


Foto: Apenas parte dos pássaros apreendidos. PMs que participaram da operação, soldado Viana e sargento Menezes sob o comando do Sargento Carvalho.

A Operação Pássaro Livre, Telma Lobão e policias da 27 CIPM de Cabaceiras do Paraguaçu estiveram hoje na zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu e Geolandia, onde apreenderam 87 pássaros silvestres da Fauna brasileira, 23 arapucas e 5 badogues. 

Esses animais estavam em galpões e residencias de traficantes de animais que os comercializa nas feiras livre e os vende também para outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. A região de Cabaceiras é a maior área de captura de animais silvestres da Bahia. Os animais são capturados nas próprias roças: gaiolas com pássaros dentro com uma ou duas arapucas armadas do lado são postas em cercas, arvores, no mato, ao nascer do dia e retiradas no final da tarde. 

Os pássaros são expostos a sol, chuva, vento, alguns são comidos por cobras e gaviões. Durante a noite muitos pássaros aprisionados também são comidos por ratos devido a sujeira do local onde se encontram, é comum encontrarmos gaiolas com restos de animais.

O objetivo da operação é acabar com a feira de animais de Geolandia e São José, como também por fim a captura de animais na região.

Publicado originalmente em 16 de junho de 2012.