quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CRIME NA DANCO


a DANCO Comercio e Industria de Fumos é uma empresa fumageira de propriedade alemã que se situa em Cruz das Almas na Bahia, tendo fazendas no Recôncavo Baiano.

Durante este ano de 2013 a empresa através do gerente desta Daniel, agrônomo, ficou como fiel depositaria de um papagaio apreendido numa Operação Pássaro Livre nossa em conjunto com a policia, por estar este animal altamente domesticado e apresentar um abcesso abaixo do olho direito, porem sua visão estava normal, e o papagaio completamente sadio e normal. 

medicado pelo veterinário de animais silvestres de salvador dias depois o papagaio estava curado. Daniel havia levado para a Fazenda da empresa conhecida como Fazenda Capivarí, deixando o mesmo aos cuidados do gerente desta conhecido como Raimundo, que recebeu o Termo de Guarda se comprometendo a levar o animal para o veterinário em salvador caso ele adoecesse, que o atenderia de graça, a meu pedido.

Os dias passaram e liguei varias vezes perguntando pelo papagaio e o Raimundo não atendia as ligações, mas o Daniel dizia ter estado lá e o papagaio estava muito bem. Menos de um mês depois recebi uma ligação do Daniel num domingo pela manhã que me disse que o papagaio estava morto:

Levei um choque, como assim morto? Nenhum pássaro morre da noite pro dia! Pedi o corpo do papagaio pra autopsia e eles me negaram alegando que já tinha sido enterrado. o Raimundo alegava que o papagaio coçou o olho, o abcesso reabriu e o papagaio morreu.

Claro que era mentira! Exigi as fotos do papagaio e elas chegaram. o Raimundão então afirmou que o papagaio coçou o abcesso já cicatrizado, furou o próprio olho e deu um corte profundo na própria cabeça.

Tudo mentira. Pela analise das fotos, incluindo a de cima, o papagaio foi abandonado ao relento, sofreu ataque de um predador, rato ou sarigue durante a noite, que conseguiu furar seu olho e rasgar sua cabeça ao tentar puxa-lo. sem cuidados médicos o animal morreu.

As fotos demonstraram ainda que o animal nesse tempo que viveu na Danco permaneceu em gaiola suja, puleiro sujo, comida estragada, em total estado de abandono e ao ligar para o veterinário em salvador o Raimundo apenas afirmou que o abcesso tinha reaberto sem relatar o estado do animal.

Essa é a DANCO a empresa nota 10 em preservação na região.

Mas isso não é tudo, a DANCO comete crime ambiental contra a Flora ao retirar a vegetação nativa de áreas a serem reflorestadas, demonstrando que nada entendem de reflorestamento, vez que a vegetação nativa é a chave do reflorestamento. Eles "limpam" a área, desnudam o solo, para plantar mudas produzidas por eles. 

Indignação e revolta, esses são os sentimentos que em acometem nesse momento.

Publicado originalmente em 22 de agosto de 2013.