Considerada a maior ambientalista do Brasil, Telma Lobão trabalha a mais de vinte anos no combate ao tráfico de animais silvestres, na preservação de espécies ameaçadas de extinção em seu habitat natural como as Ursinhas (Molothrus badius), na preservação de seus habitats naturais, e no combate a maus tratos a animais. Mais de 45 mil Pássaros Silvestres já foram devolvidos à natureza pela ambientalista Telma Lobão na Bahia.
Todos os pássaros apreendidos pela ambientalista Telma Lobão foram devolvidos ao habitat natural no mesmo dia.
A ambientalista Telma Lobão não possui ONG nem faz parte de nenhuma delas e nunca participou de esquemas para lesar o erário publico. É incorruptível, digna, honrada e confiável.
Por cobrar providencias a algumas autoridades policiais, do ministério publico e da justiça contra atrocidades cometidas contra animais, (muitas delas tinham eles como autores) a ambientalista foi perseguida, caluniada, sofreu varias tentativas de morte, chegando a ser sequestrada e jogada numa cela sem que tivesse cometido crime algum. Telma Lobão nunca foi condenada a nada, apesar de muitos criminosos denunciados por ela se dizerem "caluniados".
Telma Lobão foi autora da denuncia que proibiu a venda do veneno chumbinho no Brasil.
Telma Lobão foi autora da denuncia acatada pelo Ministério Publico que motivou a proibição a apreensão do inseticida Benzoato de Emamectina no Brasil.
Telma Lobão foi a responsável pelo fechamento de dezenas de matadouros que na Bahia praticavam maus tratos a animais.
Telma Lobão lutou e conseguiu que as espingardas de caça fossem incluídas na campanha do desarmamento
Telma Lobão foi responsável pela denuncia de trafico de animais e maus tratos praticados pelo Ibama em seu Cetas.
Telma Lobão foi responsável pela denuncia de compra e utilização de anilhas de forma irregular por criadores autorizados pelo Ibama com a participação deste.
Telma Lobão acabou com a venda de badogues e arapucas nas feiras livres e reduziu em menos da metade o trafico de animais silvestres no Brasil.
Lugar de bicho é no mato e não no Cetas do Ibama!
Diga NÃO ao Zoológico!
Diga NÃO ao Circo com Animais!
Vida e Liberdade para todas as Formas de Vida!
Agradecimento a Polícia Militar do estado da Bahia, sua maior parceira, e a Policia Civil.
Publicado originalmente em 28 de julho de 2008.