quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Operação Pássaro Livre Apreende 82 Pássaros em Santo Estevão


Foto: tenente PM Benjamim, o mesmo que aparece nas margens deste blog em operação.

Operação Pássaro Livre apreende 82 aves em Santo Estevão Na manhã deste sábado (18), policiais militares da 57ª CIPM, Santo Estevão, realizaram a “Operação Pássaro Livre”, durante a qual foi apreendido na feira livre local e no bairro Pau de Vela um total de 82 pássaros silvestres da fauna brasileira, dentre eles espécimes como periquito jandaia, pássaro preto, coleira, pintassilgo, canário da terra, cardeal, vaqueiro, bigode, papa-capim, caboclinho e azulão, os quais estavam acondicionados em alçapões e gaiolas para serem comercializados ou pendurados na varanda das residências. 

O Subtenente Benjamin, que comandou a Operação, informou que não existe pena perpétua no Brasil para criminosos, então não é justo que animais inocentes sejam condenados a ela. Segundo o Major Samuel de Melo, comandante daquela Unidade Militar, a compra e venda de animais silvestres é ilegal em todo o território nacional, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais - e os infratores podem sofrer penalidades que variam de um a três anos de detenção e multas. “A Operação hoje deflagrada vai continuar até conseguirmos extinguir esse tipo de atividade criminosa em nossa região, pois não podemos permitir que o crime continue acontecendo sem que nada seja feito. 

Inclusive, estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental entre os policiais para que tenhamos maior empenho e êxito nas ações.”, informou o Major. As aves foram devolvidas à natureza numa área de preservação existente na localidade da Boiadeira, zona rural daquele município, e as gaiolas e alçapões foram destruídos.

Postado por Tenente PM Benjamim da 57 CIPM, comandante da PM em Itatin.

Tenente Benjamim é o mesmo que deu nome a nossas operações de "Operação Pássaro Livre" quando participou de uma delas e o nome foi mantido. Ele aparece nas margens deste blog em operação.

Publicado originalmente em 04 de setembro de 2012.